ANTONIELLE COSTA
DA REDAÇÃO
A lista dos candidatos aprovados no concurso público do Estado, realizado em três etapas, deverá ser divulgada na primeira semana de maio próximo, segundo informações da Secretaria de Administração. Mais de 210 mil pessoas disputaram as 10 mil vagas, distribuídas nos níveis Fundamental, Médio e Superior.
a convocação deverá ser realizada até o mês de junho, em função do período eleitoral. Serão chamados apenas os aprovados em cargos que possuem uma única fase. Os demais cargos deverão realizar as fases restantes, conforme o edital do concurso. Dessa forma, serão convocados somente em 2011.
Os cargos que dispõem de apenas uma fase são: Apoio Administrativo Educacional (fundamental), Agente da Área Instrumental do Governo, Agente em Desenvolvimento Econômico, Agente de Serviço de Trânsito (médio), Agente Fiscal de Defesa Agropecuária Florestal I e II, Agente Fundiário, Assistente do Sistema Prisional, Assistente do Sistema Socioeducativo, Fiscal de Defesa do Consumidor e Técnico Administrativo Educacional, todos de nível médio.
Os cargos de nível superior são: Analista Administrativo de Defesa e Agropecuária Florestal, Analista do Meio Ambiente, Conciliador de Defesa do Consumidor, Fiscal de Defesa e Agropecuária Florestal, Técnico da Área Instrumental do Governo, Técnico em Desenvolvimento Econômico, Técnico do Serviço do Trânsito, Técnico do Sistema Prisional, Técnico do Sistema Socioeducativo e Técnico Fundiário.
Concurso
O concurso foi dividido em três etapas, após ter sido cancelado em função de fraudes nas provas, descobertas pela Polícia e pelo Ministério Público Estadual, em novembro do ano passado.
Em todo o Estado, foram oferecidas mais de 10 mil vagas, divididas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior.
Na primeira etapa, realizada no dia 31 de janeiro, 60 mil inscritos disputaram os cargos de nível fundamental, em 162 unidades escolares. Na segunda fase, realizada em 21 de fevereiro, mais de 106 mil candidatos disputaram as 3.685 vagas de nível médio, em 270 estabelecimentos. Na última fase, realizada no dia 21 de março, 65 mil candidatos fizeram a prova, na disputa por 4.406 vagas, em 110 estabelecimentos.
Provas
As provas aplicadas no exame foram elaboradas por professores da Unemat, em uma sala-forte com câmeras de segurança em Cuiabá, com apoio de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Os cadernos foram impressos por uma instituição que possui o Certificado de Segurança e Tecnologia Digital em impressão e foram distribuídas pelos Correios, com acompanhamento de policiais militares.