O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (8) que a luta pelo combate à inflação é uma “briga de toda a vida” e que não é preciso ficar nervoso com a perspectiva de aumento dos preços.
– Estamos vivendo momentos de sazonalidade. Esse momento do ano é o que aumenta o transporte, tempo que aumenta material escolar. Nós tivemos excesso de chuva e por isso alguns produtos alimentícios estão puxando a inflação pra cima. Não precisamos ficar nervosos nesse momento. Nós temos que esperar o segundo trimestre para saber qual a linha correta da inflação.
Lula disse ainda que fará tudo o que tiver a seu alcance para que a inflação não volte.
– Eu já vivi com salário e eu sei que a inflação come exatamente a renda das pessoas que ganham menos.
No boletim Focus do Banco Central desta semana, que apresenta as previsões do mercado para os principais indicadores econômicos, os economistas elevaram as estimativas de inflação para 2010. Segundo eles, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar o ano em 5,18%, contra previsão anterior de 6,16%.
Foi a 11ª elevação consecutiva nas expectativas para esse índice, que é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que serve de referência para a meta de inflação do governo, que é de 4,5% para 2010, podendo oscilar dois pontos para cima ou para baixo.