Nos próximos 40 dias, o Governo do Estado deve divulgar a lista dos aprovados do Concurso Público do Estado de Mato Grosso, que encerrou a sua terceira etapa neste domingo (21).
Logo após o anúncio dos aprovados, deverá sair um edital de chamamento dos aprovadoas, conforme revelou hoje o secretário de Administração, Geraldo De Vitto, durante entrevista coletiva no Centro Universitário Cândido Rondon (UniRondon), na Avenida Baira-Rio.
Na quarta-feira (24), serão divulgados, no site da Secretaria de Comunicação Social (Secom), os gabaritos das provas realizadas hoje.
Nenhuma ocorrência
O chefe da Casa Militar e do Comitê de Acompanhamento do Concurso Público do Estado de Mato Grosso, coronel Alexsander Maia, informou, durante a entrevista coletiva, que nenhuma ocorrência foi registrada pela Polícia Militar, durante a realização das provas.
"Estamos muito satisfeitos com o desenrolar do concurso. Hoje de manhã, foram registrados 18 mil inscritos e não houve nenhuma ocorrência", declarou Maia. Na tarde deste domingo, mais 65 mil pessoas fazem as provas em vários pontos do Estado.
Pela manhã, provas foram dissertativas para os cargos de delegado, auditor, perito criminal e gestor governamental. À tarde, foram realizados os exames objetivos.
10.022 mil vagas
O concurso público vai selecionar 10.022 novos servidores públicos. O certame abrange 15 carreiras e 31 cargos distintos – as vagas atenderão 17 órgãos e 11 núcleos sistêmicos.
Os salários variam de R$ 465 a R$ 10 mil. As novas contratações irão suprir as necessidades do Governo e também substituir comissionados, além de reforçar todas as delegacias do Estado que não possuem delegados atualmente.
Serão contratados funcionários para a Auditoria Geral (15), Departamento Estadual de Trânsito (300), Corpo de Bombeiros (60), Polícia Militar (1.000), Polícia Judiciária Civil (260), Instituto de Defesa Agropecuária (313), Instituto de Terras de Mato Grosso (27) e Órgãos e Núcleos Sistêmicos (400).
Serão contempladas também as Secretarias de Justiça e Segurança Pública (1.490), Meio Ambiente (100), Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (250), Infraestrutura (45), Comunicação Social (10), Desenvolvimento Rural (40) e Educação (5.500).
Problemas
No dia 22 de novembro de 2008, a expectativa do Governo era de realizar o maior concurso público do Brasil, oferecendo 10.086 vagas no Estado. Mas, o Governo de Mato Grosso cancelou os exames em função de problemas de logística.
Entre as irregularidades reconhecidas pela própria administração estavam a falta de salas para aplicação dos exames e atraso na entrega das provas.
Houve ainda localidades que nem receberam os exames. Em outros casos provas que deveriam ser entregues no período da tarde foram entregues aos candidatos pela manhã.
As provas então foram adiadas e dividas em três, separados por nível fundamental, médio e superior.