A senadora e ex-ministra de Meio Ambiente do Governo Lula, Marina Silva, cumpre uma extensa agenda política de dois dias em Cuiabá, a partir desta sexta-feira (12), iniciando atividades como pré-candidata à Presidência da República.
Segundo o presidente do Diretório Estadual do PV, José Roberto Stoppa, a senadora irá proferir várias palestras sobre a importância da sustentabilidade ambiental que o Partido Verde defende. Além disso, abordará políticas ambientais macro para Brasil e para o Planeta Terra.
Para o Estado de Mato Grosso, nas áreas ambiental e econômica, José Roberto Stoppa salientou que Marina Silva irá tratar sobre outras políticas, como crédito florestal, sustentabilidade no agronegócio, manejo sustentável de áreas degradadas, desmatamento zero, entre outros.
Ao ser questionado sobre se o PV irá apoiar a candidatura de Mauro Mendes (PSB), já que integra o bloco "Mato Grosso Muito Mais", Stoppa falou que haverá um congresso no final de abril que decidirá se apóia Mendes ou Wilson Santos (PSDB). Ele acrescentou que existe, até mesmo, a possibilidade de a sigla sair com um candidato próprio ao Governo do Estado.
"Nós fomos convidados pelo Valtenir Pereira [presidente regional do PSB] para conversar sobre alternativas de projetos para o Estado. Participamos do bloco 'Mato Grosso Muito Mais', mas ainda não definimos quem iremos apoiar", disse.
Stoppa lembrou que o partido rompeu com o PR justamente pela falta de uma política ambiental clara para o Estado de Mato Grosso. "Nos últimos dois anos, até que melhorou essa política, mas isso não exime Blairo Maggi dos crimes ambientais cometidos", disse o presidente do diretório estadual do PV.
Agenda verde
Convidada pela Comissão de Meio Ambiente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, a senadora Marina Silva profere palestra hoje, às 19h30, no auditório da OAB, abordando o tema “Ética e sustentabilidade”.
A palestra é direcionada a profissionais liberais e a sociedade cuiabana em geral. São parceiros da CMA no evento a OAB, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – Crea, Conselho Regional de Contabilidade – Corecon e Associação dos Engenheiros.
Às 10h, ela tem tem reunião com jovens na UFMT para um debate sobre alternativas para uma educação sustentável. Após o almoço, às 14h, Marina Silva concede uma entrevista coletiva no Centro de Eventos do Pantanal e, às 16h, no mesmo local, participa de uma conferência no Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, cujo tema é “Até onde vai o desenvolvimento que não considera os limites ambientais?”
No sábado, Marina Silva participa, às 8h30, do Encontro Estadual dos Verdes, na Associação Mato-grossense dos Municípios e que vai debater o tema “Perspectivas de Mato Grosso Sustentável e Democrático”. Às 10h, ela se reúne com empresários, e depois do almoço, às 14h, terá uma reunião com líderes religiosos e ecumênicos.