O desempregado Michael Francis McLaughlin, de 48 anos, estava morrendo de fome. Para arrecadar uns trocados e poder comer, o sem-teto escreveu numa placa de madeira a frase “estou pensando em um cheeseburger”, colocou no peito e saiu às ruas de Gastonia, na Carolina do Norte (EUA). Mas, de acordo com as leis municipais, é melhor não divulgar o desejo por um rango – ou melhor, pode-se até imaginar um suculento sanduba, mas é proibido expressar a sensação num texto exibido em público.
Uma portaria municipal torna ilegal pedir dinheiro ou oferecer trabalho nas calçadas de Gastonia. Abordar gente para pedir umas moedas também é contra a lei. Anunciar essa intenção dá cadeia.
McLaughlin estava pensando em cheeseburger na esquina de duas avenidas no centro de Gastonia. Policiais viram o homem fazendo propaganda da fome e o prenderam.
McLaughlin acabou solto. Ele teria de pagar multa de US$ 500 (R$ 890), mas oficiais aliviaram. Como o homem não tinha um centavo no bolso, a prefeitura bancou o valor. O sem-teto foi levado a um abrigo municipal.
A placa do “estou pensando em cheeseburger”, apreendida, continua na delegacia. Virou famosa na internet. Mas policiais não pensam em leiloá-la.