Governo cancela 710 mil benefícios do Bolsa Família

Data:

Compartilhar:

Por falta de atualização cadastral, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) cancelou o pagamento do Bolsa Família de 709.904 beneficiários. O prazo para atualização era 31 de outubro do ano passado. Desde então, esses beneficiários tiveram o pagamento suspenso e receberam avisos para fazer a atualização

A atualização rotineira dos dados das famílias assistidas permite ao ministério efetuar o controle sobre o pagamento. A renovação do cadastro deve ser feita a cada dois anos e é regulamentada pelo Decreto nº 6.392, de 12 de março de 2008. A atualização cadastral deve ser feita nas prefeituras municipais.

 

 

Atualmente, 12,4 milhões de famílias recebem o benefício. No ano passado, o programa custou R$ 12,4 bilhões aos cofres públicos.

Das 975.601 famílias que sofreram bloqueio do benefício em outubro, apenas 265.000 conseguiram regularizar a situação. São Paulo foi o Estado com maior número de benefícios cancelados: 133.992. Em segundo lugar, ficou o Estado da Bahia, com 67.986 cancelamentos, seguido de Minas Gerais onde 67.630 beneficiários ficarão sem o bolsa, este ano.

O processo de recadastramento dos beneficiários é responsabilidade dos gestores municipais. Eles são responsáveis por alertar e colher dados e documentos dos beneficiários à época do recadastramento. A atualização de dados sobre a renda das pessoas que recebem o Bolsa Família garante que o programa não seja usado por quem não precisa. Um dos critérios para concessão do benefício é a renda per capita da família, que não deve ultrapassar R$ 120 por pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas