MPF denuncia Silval por propaganda extemporânea

Data:

Compartilhar:

O procurador federal Thiago Lemos de Andrade apresentou denúncia à Justiça eleitoral contra o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), pelo envio de cartas a moradores de Cuiabá.

Na avaliação do representante do Ministério Público Federal (MPF), as cartas enviadas pelo peemedebista caracterizam propaganda eleitoral extemporânea. A revelação da denúncia foi feita, nesta sexta-feira (5), pelo jornal Folha de São Paulo, em reportagem de Rodrigo Vargas.

Conforme MidiaNews já mostrou, as cartas foram enviadas pela assessoria do vice-governador, pré-candidato ao Governo nas eleições de outubro, com o objetivo de conquistar parte do eleitorado da Baixada Cuiabana, embora Barbosa negue tal pretensão e justifique o envio das cartas, sob o argumento de que elas servem para conhecer mais a população.

Na denúncia protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o procurador sustenta que as cartas têm "evidente e cristalina" intenção de "angariar a simpatia e o apoio do eleitorado, exibindo supostas qualidades que fariam dele a melhor opção de voto".

"Silval Barbosa utiliza-se de cartas para fazer uma propaganda eleitoral completa, isto é, composta de todos os elementos que caracterizam esse tipo de propaganda", afirmou o representante do MPF, na representação.

A polêmica foi gerada depois que o vereador Antônio Fernandes (PSDB) denunciou que moradores do bairro Alvorada receberam várias cartas.

Mesmo sem conhecer pessoalmente os moradores, o documento enviado por Silval, inclusive com sua assinatura, demonstrava certa intimidade com as pessoas. Em algumas postagens, por exemplo, Silval dizia aos destinatários que sua mãe e sua esposa "lhe mandavam um beijo".

O parlamentar tucano também anunciou que vai protocolar uma denúncia na Promotoria da Infância e Adolescência. Isso porque o peemedebista enviou cartas até para as suas duas filhas, uma de cinco e outra de seis anos de idade. Fernandes avaliou que a iniciativa do vice-governador é "abusiva" e "desrespeitosa".

Outro lado

A reportagem tentou entrar em contato com o vice-governador Silval Barbosa. Entretanto, por meio da assessoria, o peemedebista disse que não comentaria as denúncias.

O coordenador da equipe de marketing do pré-candidato, publicitário Carlos Rayel, também foi procurado para comentar as denúncias, mas preferiu não se manifestar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas