O secretário nacional do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), revelou, em entrevista , que a sigla trabalha para cooptar partidos que estão na base de sustentação do Governo Blairo Maggi (PR) , visando ao fortalecimento do projeto de candidatura do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) ao Governo do Estado. Ele não citou quais partidos estariam na mira do tucanato, para "não atrapalhar as articulações".
"Já temos um grande arco de aliança que apoia a administração do prefeito Wilson Santos na Prefeitura de Cuiabá e vamos trabalhar para aumentá-lo. Inclusive, com o apoio de partidos que hoje estão na base de sustentação do Governo do Estado", disse Castro.
O dirigente tucana esteve nesta semana em Cuiabá, onde participou de um encontro do partido para fortalecer a candidatura de Wilson ao Governo. Além dele, também estiveram presentes o presidente nacional da sigla, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM) e a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
Em discurso afinado com o prefeito, Rodrigo argumentou que, nos primeiros meses de 2010, a prioridade do partido será aumentar o arco de alianças para garantir a candidatura de Wilson ao Governo. A mesma estratégia será adotada em nível nacional para viabilizar a candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à Presidência da República.
Acordo nacional
Rodrigo de Castro também afirmou que não existe nenhum acordo ou acerto para que o vice-presidente na chapa encabeçada por Serra seja indicado pelo Democratas (DEM).
De acordo com o tucano, o DEM já declarou apoio incondicional à eleição de Serra. No entanto, as definições sobre o candidato a vice-presidente devem acontecer apenas a partir de fevereiro, quando as siglas aliadas começam a se reunir para definir o quadro eleitoral.
O tucano mineiro também descartou qualquer possibilidade do escândalo do Mensalão envolvendo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Para ele, isso foi um episódio isolado e que não influencia na aliança com a legenda democrata