Em reunião nesta tarde, o governador Blairo Maggi (PR) determinou que os secretários de Estado e gestores das autarquias estaduais terão que seguir à risca o planejamento anual de gastos e investimentos de cada pasta. As normas que deverão ser seguidas por todos para que o mandato atual seja encerrado sem esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foram explicitadas pelo secretário de Planejamento, Arnaldo Alves, junto ao Auditor Geral do Estado.
De acordo com o vice-governador, Silval Barbosa, que em abril assume em definitivo o governo do Estado, esse é um ano diferenciado de fim de mandato, já que passará pelo comando de dois gestores.
"Teremos dois governadores em 2010, por isso é um ano atípico. O que ficou claro para todos os secretários durante a reunião de hoje é o rigor com que suas contas terão de ser levadas para que a gente chegue ao fim do ano com tudo "no azul", sem corrermos o risco das sanções e punições da Lei de Responsabilidade Fiscal", disse Silval.
Silval também adiantou que o governo irá cobrar das empresas das quais o Estado adquiriu recentemente equipamentos como caminhões, pá carregadeiras, escavadeiras e motoniveladoras, que entreguem todas as máquinas ate dia 31 deste mês, para que possam ser colocadas prioritariamente a serviço dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, para ajudar na limpeza do lixo da dengue e com isso tentar reverter o quadro crescente de casos da doença.