Ao todo, foram 120 km executados de um total de 453 km
previstos, sendo que todo o trecho concluído compreende apenas ao Sul do
Estado, da divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis. Isso me deixa
profundamente indignada, ao ver como o NORTE do Estado está abandonado e sem
representatividade.
O acidente da semana passada envolvendo um ônibus e uma
carreta, ocorreu em um trecho que já deveria ter sido entregue duplicado pela
concessionária desde 2019, caso o contrato firmado com a União tivesse sido cumprido.
Apresentei na sessão de ontem, 23-05, um requerimento à
Bancada Federal de Mato Grosso, sobre quais são as providências que estão sendo
tomadas com relação à concessão da BR-163, visto que já está em andamento a
rescisão do contrato da concessão, e que sejam tomadas providências o mais
rapidamente possível PARA A URGENTE DUPLICAÇÃO.
Acredito também na possibilidade de o Governo do Estado
assumir o controle da BR-163, e garantir
a celeridade nas obras, da mesma forma que fez com a BR-174, que passou pelo
processo de estadualização e agora se chama MT-174.
Existem várias saídas, como a concessão público-privada, só
privada, através de consórcios, enfim, algo tem que ser feito o mais rápido
possível. Não podemos admitir que outras vidas continuem sendo ceifadas.