Polícia Federal cumpre mandados em MT contra extração ilegal de diamantes em terra indígena

Data:

Compartilhar:

Yuri Ramires

Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cuiabá e Barra do Garças, na manhã desta quinta-feira (24), durante a Operação Crassa, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por exploração e comércio ilegal de diamantes extraídos da Terra Indígena Roosevelt, que fica no estado de Rondônia.

 

Conforme as informações da assessoria da PF, 53 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça e estão sendo cumpridos em 7 estados do país, além do Distrito Federal. A investigação começou em 2018 após a prisão em flagrante de 3 homens em posse de diversas pedras de diamantes.

 

 

Segundo a investigação, os suspeitos contaram que saíram de São Paulo e foram para Rondônia, onde adquiriram os diamantes. Confessaram ainda que eles eram da Reserva Roosevelt.

 

Esquema internacional

PF desmembrou a investigação e conseguiu identificar garimpeiros, lideranças indígenas, financiadores do garimpo, avaliadores, comerciantes e intermediadores que fazem parte do esquema criminoso.

 

Os intermediadores, por exemplo, fazem a conexão entre os fornecedores e o mercado consumidor nacional e internacional. As pedras eram comercializadas em jóias na Itália, Suiça e Fraça, por exemplo. 

 

Dos 53 mandados, 2 estão sendo cumpridos em Cuiabá e Barra do Garças. Os crimes investigados estão organização criminosa, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro.  

 

Nome da operação

O termo “Crassa” remete ao estado bruto dos diamantes, tendo sido identificado no início das investigações a referência “Bruto” ao lado dos contatos relacionados a garimpeiros e intermediários do comércio ilegal do mineral na agenda dos indivíduos presos em flagrante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo