TRE aumenta multa de ex-governador e pede investigação do MPE

Data:

Compartilhar:

Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) manteve e aumentou a multa contra o ex-governador Pedro Taques (PSDB) e a atual secretária de Estado de Educação (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk, contratação irregular de servidores públicos nos 3 meses que antecederam as eleições de 2018.  

 

A defesa de Taques havia recorrido da decisão do ano passado. Porém, o pleno aumentou a multa de R$ 68 mil para R$ 70 mil. Já em relação a Marioneide a multa foi reduzida para, e em relação a Rui Prado, que foi 

De acordo com a Procuradora Regional Eleitoral, o Estado realizou um total de 1.030 contratações de professores temporários e outros funcionários, como vigilantes, nutricionistas e técnicos administrativos. Destes contratos, 500 contratos foram declarados nulos na votação desta segunda-feira  (13).

 

O TRE ainda determinou que o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), investigue possível ato de improbidade administrativa de Taques.  

 

“Esta é uma proibição legal vigente há mais de 20 anos e profundamente conhecida pelos gestores deste Estado. E mesmo assim, noticia-se, um grande número de afastamento de professores e, por outro lado, um grande número de contratações temporárias durante o período vedado”, diz trecho da representação que foi acatada pela Corte Eleitoral.  

 

Cristina cita ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já declarou ser proibida a contratação temporária de professores e demais profissionais da área da educação, no período apontado, sob o fundamento de que é considerado serviço público essencial apenas à saúde e segurança. Isto porque a contratação em período tão próximo das eleições “causa desequilíbrio ao pleito eleitoral, pois tal fato se transveste e é percebido, pelos contratados, como uma realização do governo atual”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo