Páscoa e o pedido da Igreja para fiéis ficarem em casa

Data:

Compartilhar:

Vigário-geral da Arquidiocese de Cuiabá e pároco da Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, padre Deusdedith Almeida lembra que a ressurreição de Jesus Cristo, celebrada neste Domingo de Páscoa, será atípica em decorrência da pandemia do coronavírus.

 

A Páscoa geralmente é celebrada em família. No entanto, neste momento que pede por isolamento social, para conter a contaminação da Covid-19, os parentes e familiares ganharam um significado ainda maior, segundo o padre. A casa, por si só, é vista como um templo que deve ser respeitado.


Em entrevista ao , Deusdedith ainda aponta que o decreto do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que restringe a celebração de cultos e missas em igrejas, foi uma decisão acertada. O padre ainda pede que os fiéis tenham empatia e procurem ficar em casa, uma vez que existem alternativas para os que sentem saudades de ir à missa.


“Desejamos uma Páscoa renovadora para todas as famílias, que o senhor ressuscitado possa iluminar os nossos cientistas, para que o quanto antes descubra um remédio e vacina para o coronavírus”, deseja o padre.


Veja os principais trechos:


 – Nesta Páscoa, que passa por um momento delicado por conta da pandemia do coronavírus, qual a visão da Igreja Católica?


Como disse o Papa Francisco: a Páscoa desse ano vai ressoar no silêncio e isolamento, porque é uma Páscoa e Semana Santa atípica. A nossa manifestação de fé, nosso espírito de adoração a Jesus morto e ressuscitado, será nossa solidariedade e apreço com a vida, a coletividade, porque a vida está sempre em primeiro lugar. Estamos celebrando e vivenciado a Semana Santa e Páscoa dentro de casa, buscando a renovação pascoal dentro da família. É uma transformação espiritual da própria família, porque a família é uma igreja doméstica. Os três primeiros séculos da igreja não tinham templos, mas era celebrada liturgicamente dentro das casas, a igreja é uma casa.


Estamos fazendo uma experiência de uma páscoa familiar e sempre estamos orientando os fiéis para que ofereçam esse sacrifício, de isolamento social. Com remitência, oração pela salvação de toda a humanidade, e para que Deus proteja e livre toda a humanidade Da pandemia e também a nossa cidade. Esse isolamento não deixa de ser um grande espírito de sacrifício, considerando que nosso povo é festivo, alegre. Estar isolado é um sacrifício. Vamos nos unir ao sacrifício de Jesus na cruz, para a santificação do mundo e a salvação de todos. Porque Jesus morreu por nós e a grande mensagem da Páscoa é para ensinarmos uns aos outros, como Cristo amou por nós.


 – Fechar as igrejas, como evitar missas e cultos, mas deixar as portas abertas simbolicamente durante esta pandemia foi uma decisão acertada da prefeitura?


Sim, porque estamos seguindo as orientações das autoridades ligadas à saúde e ciência. A ciência tem que nos iluminar nesse momento. O que está sendo orientado é evitar aglomerações, e encontros comunitários e celebrações litúrgicas tendem a ter aglomerações. Nesse momento o único remédio para desacelerar o contágio, é evitar esses encontros. Nossa manifestação de fé será o apreço pela. Solicitamos a todos a compreensão, para que não contagie os outros.


 – Como os fiéis podem buscar a paz de espírito nesse momento delicado? Quais as alternativas?


A igreja está utilizando as ferramentas que dispõe, como a internet, Facebook e canais do Youtube. Estamos em uma Catedral virtual. Pela internet, muitas pessoas nos acompanham, é uma Páscoa virtual. De um lado, tem essa tristeza da doença, mas por outro tem a riqueza da tecnologia, que nos proporciona uma aproximação virtual. Esperamos que isso passe, que logo possamos a nos encontrar. Eu, por exemplo, sinto muita falta de estar celebrando com o povo, comemorando a Páscoa. Nós sentimos esse momento. Mas estamos tomando todas as precauções, como evitar abraços, saudações. Além da orientação médica e do próprio Dom Milton.


 – Como as famílias podem celebrar a semana santa, durante esta epidemia?


Pode acompanhar pelo Facebook, pela internet, pelo canal Rede Vida. Tem muitas missas que são televisionadas, tudo pelos meios de comunicação. Rezar com a família, fazer a via sacra em família, a leitura da palavra de Deus com a família. Tudo que acontece na igreja, acontece na família. Tudo que se faz, em nível de templo religioso, se faz dentro do pequeno templo, que é a família.


 – Qual o conselho do senhor para esse momento?


Eu todos os dias tenho rezado muito, em minhas celebrações e adorações pessoais. Peço duas graças: que iluminem a mente e cabeça da comunidade científica, para que o quanto antes descubra a cura e vacina para curar a pandemia. E também pedir a Deus nos proteja e aos profissionais da saúde. Principalmente enfermeiros, médicos, os profissionais que estão na linha de frente nesta batalha. É uma guerra, as pessoas estão lutando. Que os anjos de Deus acompanhem o serviço pela vida.


 – E sobre o isolamento, o senhor acredita que devemos continuar em casa?


A orientação é se manter dentro de casa. É um sacrifício, como eu disse, viver uma vida no isolamento. Mas é necessário, é o único remédio que podemos tomar para evitar a doença. Vamos seguir as orientações, é melhor prevenir do que remediar. Não vamos abrir mão da situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...