Ipem e Procon iniciam “Operação Especial Dia das Mães”

Data:

Compartilhar:

Mayara Oliveira Campos

Fiscalização está focada nos itens mais comercializados neste período como roupas, cosméticos, perfumaria e eletrodomésticos.

Foto ilustrativa: Reprodução














Agentes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Mato Grosso iniciaram a Operação Dia das Mães nesta semana com o objetivo de verificar se produtos têxteis, eletrodomésticos, aparelhos elétricos para beleza, cosméticos e perfumarias estão sendo comercializados conforme as exigências legais.

A atividade é realizada em parceria com Secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) e tem como objetivo de garantir a segurança aos consumidores. No caso das roupas e demais confecções, serão observadas se as informações obrigatórias estão presentes na etiqueta do produto. Entre elas os dados do fabricante ou do importador, a presença do número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho.

Essas informações são obrigatórias e deverão estar impressas na etiqueta permanente, tais informações devem estar em português e traduzidas se o produto for importado. Com relação aos eletrodomésticos e aparelhos elétricos para beleza (batedeiras, liquidificadores, chapas térmicas elétricas, depiladores elétricos, sanduicheiras, secador de cabelo), os fiscais confirmarão a presença do selo do Inmetro, que é obrigatório, junto com certificações ligadas ao nível de ruído.

Já nos itens de cosmético e perfumaria, o trabalho se refere ao quantitativo e indicativos de conteúdo.  Vale ressaltar que os fiscais realizam coletas aleatórias desses produtos e posteriormente, os levam para perícias no laboratório de pré-medidos na sede do Ipem.

Calendário Nacional 

A operação especial acontece em todo Brasil e faz parte do calendário anual de operações do Inmetro. Em Mato Grosso, a fiscalização integra também o calendário de ações conjuntas da Rede Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCSS-MT), que reúne vários órgãos e entidades ligados à defesa e proteção do consumidor no Estado.

Além do Dia das Mães, a RCSS-MT possui um planejamento para outras operações integradas ao longo do ano, bem como um trabalho preventivo e estratégico, que aborda a temática nas escolas e ainda estimula o registro dos casos de acidente de consumo no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

O Sinamac reúne estatísticas que subsidiam o Inmetro e demais órgão de defesa do consumidor nas estratégias de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...