Redação 24 Horas News |
O convênio tem duração de cinco anos e cada universidade receberá até dois alunos da outra instituição por ano. Já o intercâmbio docente ocorrerá de acordo com o interesse das duas universidades.
A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram Convênio Acadêmico entre a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa/Unemat) e a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP).
O convênio visa a cooperação acadêmica para fins de intercâmbio de estudantes de graduação, pós-graduação e docentes da área de Direito. Por meio do intercâmbio, Unemat e USP visam fortalecer as experiências educacionais e culturais de alunos e docentes das duas instituições.
De acordo com o professor da Unemat, Cesar David Mendo, o fomento à pesquisa e extensão é parte essencial dessa parceria. O convênio tem duração de cinco anos e cada universidade receberá até dois alunos da outra Instituição por ano. Os alunos de intercâmbio passarão um semestre na instituição anfitriã e os estudantes pré-selecionados pela instituição de origem ainda passarão pelo aceite da instituição anfitriã.
Para participar, os alunos de Direito da Unemat e da FDRP/USP devem preencher um formulário de candidatura da universidade que irá recebê-los. Os professores coordenadores deste convênio são Cesar David Mendo, pela Unemat, e Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, pela USP.
Nenhuma taxa acadêmica será cobrada pela instituição, mas os alunos intercambistas deverão custear todas as suas despesas durante a estadia na instituição anfitriã, incluindo gastos com moradia, transporte, plano de saúde, compra de livros, entre outros.
Já o intercâmbio docente ocorrerá de acordo com o interesse das duas universidades, com avaliações individuais de cada caso, lembrando que o salário dos professores será pago pela instituição de origem.