Os golpistas estão utilizando cartas para enganar os contribuintes. Diferentemente dos golpes tradicionais, em que falsas mensagens chegam por e-mail, agora a fraude é por carta.
Segundo a Receita Federal, o contribuinte recebe por correspondência uma intimação para regularização de dados cadastrais. A carta informa um endereço eletrônico para que os dados sejam atualizados.
O contribuinte precisa ficar atento, pois o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita (idg.receita.fazenda.gov.br), apesar de conter a marca da instituição. A orientação do órgão é para destruir a carta e não acessar o endereço eletrônico indicado, pois há o risco de seu equipamento ser contaminado por vírus, que podem roubar dados pessoais, bancários e fiscais.
A Receita informa que o único dado bancário que o contribuinte precisa informar são os referentes à conta para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda.