Os locais com maior fluxo de veículos no perímetro urbano do município serão monitorados. Segundo o chefe do núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal, Evandro Augusto Machado, serão utilizados radares móveis que estarão registrando e aplicando multas aos motoristas que excederem o limite de velocidade.
“As fiscalizações dos itens de uso obrigatório nos veículos e motocicletas devem ser intensificadas”. Esta será a quinta edição da operação, que começou na semana passada e termina no dia 14 de fevereiro.
O policial explicou que a fiscalização tem o objetivo de reduzir a quantidade de acidentes graves, causados na maioria das vezes por excesso de velocidade e de motoristas que abusam no consumo da bebida alcoólica nesse período que antecedem feriados e festividades de fim de ano, férias escolares e carnaval.
Segundo a PRF, de janeiro até 17 deste mês foram registrados 3.549 acidentes, com 216 mortes e 588 feridos. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve redução de 17,7% no número de acidentes (4.313), 17,8% nas mortes (263) e 2,6% em feridos (604).
Foram feitos 77 mil testes do etilômetro (equipamento tem como objetivo detectar o consumo de álcool nos condutores a partir da respiração) 1.818 motoristas foram autuados. 481 condutores forma presos por estarem bêbados ao volante. 72,5 mil flagrantes de excesso de velocidade. 10,5 mil flagrantes de ultrapassagens proibidas e 2,5 mil flagrantes motoristas ou passageiros sem cinto de segurança.
Só Notícias (foto:assessoria/arquivo)