Três homens foram detidos pela Polícia Militar Ambiental de Nova Canaã do Norte (699 km de Cuiabá) trabalhando em um garimpo ilegal de extração de ouro, aberto na Fazenda Galopeira.
Com o grupo foram apreendidos duas máquinas e produtos químicos utilizados na extração do minério. A PM chegou até a fazenda após denúncias. No ato da abordagem não foi encontrado ouro com os suspeitos.
Antônio Carlos Especa, 37, Deivison Jones Dias da Silva, 21 e Claudeci Verdelha, 38, foram levados para a delegacia da cidade, onde prestaram depoimentos. Após assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) eles foram liberados e vão responder em liberdade por crime ambiental.
‘Serra Pelada de MT’
A Serra da Borda em Pontes e Lacerda (448 km oeste de Cuiabá) atraiu mais de 5 mil pessoas desde o mês de setembro quando a existência do garimpo ganhou repercussão nacional. O local foi fechado por determinação do juiz federal Francisco Antônio de Moura Júnior.
Pessoas de outros estados chegaram a vender casas e abandonar empregos em busca de ouro. O prefeito Donizete Barbosa (PSDB) foi até a sede do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em Brasília, na tentativa de transformar o local em uma cooperativa de garimpeiros, o que não foi possível.
Durante a retirada, a maior parte dos garimpeiros abandonou o local de forma pacífica. Um grupo de 200 pessoas protestou contra o fechamento interditando trechos de BRs, que dão acesso a Pontes e Lacerda, durante 3 dias.