Após 10 anos, SES investiga 54 casos de microcefalia em Roo

Data:

Compartilhar:

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) está investigando e monitorando 54 casos de recém-nascidos com microcefalia na região de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), que possam ter ligação com gestantes que contraíram infecção pelo zika vírus.

Destes, 46 moram em Rondonópolis, 4 em Pedra Preta e as outras 4 em Alto Araguaia, Alto Garças, Jaciara e São José do Povo. Os casos foram registrados no Hospital e Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, responsável pelo atendimento de 19 cidades da região sul.

Em 2014, o Estado registrou 6 casos de crianças com microcefalia, enquanto no Brasil o número chegou a 147. Em pesquisa realizada pelo Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc) nos últimos 10 anos não ouve registro desta doença na região sul de Mato Grosso. 

Estas alterações foram percebidas e registradas a partir de agosto de 2015, sendo identificados dois prematuros gêmeos que ficaram internados na UTI Neonatal. Treze casos em setembro, 24 em outubro e 15 até o dia 21 de novembro.

Em todos os 54 recém nascidos, o Perímetro Cefálico (PC) é menor que 33 centímetros ou são prematuros com PC menor que 2 Desvio Padrão (DP), sendo que 8 apresentaram alterações em exames de imagens e os demais casos estão sendo analisados.

Até que se esclareçam as causas do aumento na incidência de microcefalia no Brasil, as mulheres que planejam engravidar devem conversar com a equipe médica de sua confiança e avaliar os riscos antes de tomar a decisão.

A médica pediatra da Vigilância Sanitária da SES, Silbene Lotufo Muller, explicou que apenas 20% apresentam sintomas de zika. “Pode ocorrer de uma pessoa ter sido infectada pelo vírus e não apresentar sintomas. A maior parte da população contaminada não apresenta sinal”. Confira a entrevista com orientações da pediatra.

A investigação está sendo realizada pelo Ministério da Saúde de forma integrada com as Secretarias estaduais e municipais de Saúde, com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Comitês de especialistas apoiarão o Ministério da Saúde nas análises epidemiológicas e laboratorial, bem como no acompanhamento dos casos.

Jéssica Moreira 

Confira as providências emergências aos recém nascidos com microcefalia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Zika

O zika vírus (Zikav) é um arbovírus do gênero Flavivírus, que apresenta sintomas parecidos com os da dengue e da febre chikungunya, como dores nas articulações, dor de cabeça, febre, náuseas, diarreia e mal-estar. A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, conjuntivite sem secreção e coceira.

Combate ao mosquito 

A melhor forma de prevenir a doença é combatendo a agente transmissor o mosquito aedes aegypti(também responsável pela contaminação da dengue e da febre chikungunya). Na próxima semana, a SES irá divulgar plano de contingência com participação das redes federais e a sociadade para combater o vetor e as formas de assistência as gravidas e recém-nascidos. 

O secretário estadual de saúde, Eduardo Bermudez, destacou que varias campanhas para evitar a proliferação do mosquito serão feitas, entre elas o “Dia da faxina” onde toda população será convocada a cuidar de sua casa e eliminar os criadouros. ” Existe a possibilidade de participação do exercito nas ações de prevenção”. 

Estudo divulgado pela SES nesta sexta-feira (27) mostram que 40% dos locais em que o mosquito se reproduz é cabível de remoção como pneus, lixos, sucatas e recipientes plásticos descartados em locais impróprios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY