Eder garante a legalidade das cartas de créditos

Data:

Compartilhar:

GD


Em depoimento na semana passada para a CPI da Copa do Mundo, o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes fez denúncias contra o Ministério Público Estadual sobre emissão de cartas de créditos.

Eder relata que o MPE emitiu as cartas de créditos para cerca de 40 a 50 membros, e o usaram para intermediar com o grupo Cemat e para negociar em nome do MPE.

O assunto sobre possíveis ilegalidades nos pagamentos das cartas de créditos veio à tona durante a Operação Ararath, da qual o próprio Eder é réu, quando foi feita busca e apreensão na sede do MPE.

De acordo com Éder, os títulos em favor dos promotores seriam irregulares porque foram emitidos sem previsão orçamentária ou financeira ou estudo de impacto fiscal. A análise também seria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), diz o secretário.

“Procuraram-me na Secretaria de Fazenda para que eu os representasse junto ao comércio, junto à indústria, empresas que deviam ICMS ao estado, porque eles não queriam se expor, não queriam ficar sob suspeição em ações futuras que eventualmente pudessem haver quanto a alguns desses fornecedores do estado”, revelou Éder.

Para a CPI da Copa, Eder disse que tem documentos que comprova a vendas dessas cartas ao MPE. Além disso, ele afirmou que Alex Ortolan recebeu R$ 250 mil pelas cartas de créditos.

Agora, Éder critica o fato de que o MPE o investiga por conta de supostas fraudes na emissão de cartas de crédito para a categoria dos agentes de administração fazendária (AAF) à época em que ele comandava a Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Segundo ele, alguns membros do MPE entram em contradição porque eles mesmos o teriam procurado na Sefaz para viabilizar pagamento com baixo deságio de cartas de crédito destinadas a eles por conta de questões trabalhistas.

Já em video que está circulando nas redes sociais, Eder muda a versão e diz que as cartas são legais. No depoimento ele cita até uma entrevista que assistiu do procurador geral da República, Rodrigo Janot, garantindo que não tem falhas no processo.

Veja Vídeo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas