No menu items!

HCs de Nadaf, Silval e Cursi serão apreciados na próxima semana

Data:

Compartilhar:

GD


Após quase 3 horas de sessão na 2ª Câmara Criminal do Tribunal Justiça de Mato Grosso (TJMT), pedidos de vista dos desembargadores levaram ao adiamento para a próxima quarta-feira (11) do julgamento do méritos dos HCs em favor do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e dos ex-secretários de Estado, Marcel de Cursi (Fazenda) e Pedro Nadaf (Casa Civil).

Acusados de chefiar esquema na concessão de incentivos fiscais, os três já tiveram os pedidos de liminares negados e permanecem presos há mais de um mês no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).

O primeiro pedido apreciado foi o de Nadaf. Com empate nos votos, o desembargador Rondon Bassil Dower Filho pediu vista do processo. O mesmo ocorreu com o recurso da defesa de Silval Barbosa.

Na apreciação do HC de Marcel de Cursi, também com parecer contrário do relator, Pedro Sakomoto e Rondon Bassil Dower Filho farão vista compartilhada, visando dar mais agilidade ao julgamento.

Veja como foi a sessão 

17h38 – Os desembargadores Pedro Sakamoto e Rondon Bassil Dower Filho irão fazer vista compartilhada do processo de Cursi. Julgamento é adiado por uma semana. 

17h36 – Hélio afirma que Marcel está recebendo tratamento desigual de outros envolvidos nesta investigação e encerra sua defesa.

17h33 – “O paciente não integra mais o staf do governo. Que força o Marcel teria para interferir no atual governo? Uma vez que existe aversão entre a gestão anterior e atual”, questionou o advogado.

17h25 – O advogado Hélio Nishiyama faz a defesa de Cursi e diz que João Batista Rosa recebeu R$ 8,5 milhões, sendo que R$ 2 milhões seriam referentes à propina paga à Secretaria de Indústria e Comércio (Sicme).

17h10 – Representante do MP sustenta que Cursi é acusado de participar de uma ação criminosa no período de atuação na Secretaria de Fazenda (Sefaz), extorquindo empresário e enriquecendo ilicitamente. E cita que o ex-secretário tem ‘mente criminosa’.

17h – Encerrado o intervalo, a sessão é retomada para apreciação do habeas corpus de Marcel De Cursi. O Ministério Público inicia a sustentação oral pedindo a manutenção da prisão.

16h56 – Intervalo

16h50 – Desembargador Rondon Bassil Dower Filho justifica que para tomar uma decisão justa é preciso analisar a fundo o processo e pede vista. 

16h48- Sakamoto vota favorável à liberdade do ex-governador. Com o empate, o desembargador Rondon Bassil Dower Filho irá decidir o futuro do ex-governador.

16h39- Sakamoto destaca que o clamor público gerado pela mídia não deve ser levado em conta para julgar a prisão preventiva do ex-governador. Ele utiliza como argumento a obra ‘Prisão Cautelar’ de Renato Brasileiro de Lima.

16h33 – O desembargador relata que não serãos ignorados os fatos indicadores de que a gestão de Silval foi a mais desregrada do Estado.

16h30 – “Prefiro trilhar o caminho seguro para guardar a sociedade sobre novos ilícitos”.

16h21 – Sakamoto utiliza como exemplo para justificativa do voto casos semelhantes já julgados em outros Estados.

16h15 – “É necessário que haja prova concreta de que o crime existiu e não apenas em probabilidade de autoria”, disse o desembargador.

16h07 – Começa o julgamento do mérito do HC favorável ao ex-governador Silval Barbosa. A palavra está com o desembargador Pedro Sakamoto que, em sessão anterior, pediu vista para conhecer melhor o recurso.

16h05 – Pontuando prós e contras dos votos de Perri e de Ferreira e, se declarando não totalmente esclarecido, Bassil pede vista e adia por mais uma semana o julgamento do mérito do HC em favor de Pedro Nadaf.

16h00 – Esclarecendo que o processo se encontra em fase de investigação e que as provas são extra-judiciais. Bassil diz que gostaria de ter maior clareza se Nadaf desfruta ainda de relações mesmo fora do governo que possa atrapalhar a instrução processual.

15h57 – Desembargador, que se declara contrário à delação premiada, afirma que não pode deixar de considerar processualmente as declarações do empresário João Batista. Acredita que é preciso refletir sobre a posição de Batista acusado e Batista vítima.

15h55 – Rondon Bassil elogia os votos do relator Alberto Ferreira e do desembargador Perri, mas considera que não deveria pedir vista, gerando mais expectativa.

15h50 – Desembargador Rondon Bassil inicia ponderações e admite estar numa situação bastante delicada porque o voto dele é de desempate e decidirá a votação.

15h42 – Perri vota a favor  da liberdade de Nadaf, após mais de 1h30 de uso da palavra. “A prisão de medida cautelar não pode assumir o papel de pena. Não há risco dele fugir do país, visto que seu passaporte está apreendido.”

15h30 – “O princípio da inocência parte da probabilidade”, disse Perri. 

15h09 – O desembargador também afirma que o ex-governador Silval Barbosa não utilizou de influência política para prejudicar as investigações na CPI da Sonegação Fiscal. ” Não há provas. Examinei cada página do HC”. 

14h49 –  Perri afirma que Nadaf não oferece risco ao andamento das investigações se ficar em liberdade. “Nem de longe podemos dizer que o réu intimida as testemunhas”. 

14h34 – O desembargador lê novamente parte dos depoimentos e do inquérito de Nadaf. 

14h22 – Perri destaca que vivemos o ‘Estado de espetáculo’ e que a prisão virou ato de teatro e não a apuração do crime.

14h15 – Orlando Perri após o pedido de vista na sessão anterior, apresenta o voto e afirma que não há motivos para manutenções das prisões.

14h10 –  Primeiro HC a ser apreciado é o do ex- secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY