Número de inscrições no Enem em MT reduz 16,92%

Data:

Compartilhar:

Dantielle Venturini/ A Gazeta


O número de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015, em Mato Grosso, é menor que o registrado na edição de 2014. Esse ano foram 149.558 inscrições no Estado, queda de 16,92% frente ao ano passado que teve 180.018. Os dados são do balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame. Nesse ano, as provas vão ocorrer nos dias 24 e 25 de outubro.

De acordo com o professor de cursinho preparatório para o exame, Paulo Lemes, faltando apenas 15 dias para a prova, os candidatos devem fazer as últimas revisões e tirar as duvidas ainda existentes. “Agora é hora de tirar todas as dúvidas e se concentrar”.

Além disso, o professor lembra que os candidatos devem ficar atentos às mudanças nessa edição, entre elas, a do novo horário de início das provas. Segundo ele, a questão de horário já atrapalhou muita gente e esse ano o horário de verão começa no próximo dia 18. “O aluno tem que estar atento, parece besteira, mas muitos já deixaram de realizar a prova por causa de confusão de horários”.

Entre os estudantes que farão a prova esse ano está Lorena Lopes, de 16 anos. Essa será a primeira vez que ela participa do Enem e afirma que apesar do nervosismo está atenta a todos os detalhes. “No dia da prova eu vou colocar despertador duas horas antes para sair de casa com tranquilidade. Mesmo que esse ano seja apenas para treinar, já dá para sentir o nervosismo como quem está concorrendo”.

Mudanças
De acordo como o Inep, os portões de acesso às salas serão abertos esse ano ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.

Outra decisão importante refere-se aos participantes isentos da taxa de inscrição. Aqueles que não comparecerem nos dois dias de provas deste ano não terão como usufruir o direito à isenção no exame de 2016. O objetivo da mudança no critério é diminuir o índice de abstenções e evitar desperdício de recursos públicos.

Provas
Segundo o Inep, os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.

No domingo, dia 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY