CPI DAS OBRAS DA COPA Analista e ex-diretora que trocaram parecer serão convocados

Data:

Compartilhar:

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das obras da Copa do Mundo de 2014 deve convocar para prestar depoimento na condição de testemunhas o analista técnico Higor Guerra e a ex-diretora de Mobilidade Urbana do Ministério dos Transportes, Luiza Viana.

Eles protagonizaram as denúncias de que um parecer técnico que apontava para a inviabilidade da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) teria sido adulterado para possibilitar a implantação do modal em Cuiabá e Várzea Grande.

Guerra admitiu em 2011, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, ter sofrido pressão para adulterar o documento, mas responsabilizou Luiza Viana. Segundo ele, teria sido ela a pessoa quem retirou o parecer original do processo que já estava tramitando dentro do Ministério.

O objetivo da CPI é que durante suas oitivas, Higor Guerra e Luiz Viana possam explicar os motivos de o parecer ter sido trocado e, principalmente, apontar de quem teria partido o pedido pela substituição.

“Queremos saber se houve algum tipo de pressão e da parte de quem. Se necessário vamos solicitar gravações de câmeras de segurança de aeroportos e do próprio Ministério das Cidades daquela época para saber quem entrou ou saiu do prédio”, antecipa o presidente.

As convocações do analista e da ex-diretora ainda não foram aprovadas, segundo o presidente da CPI, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), mas devem ocorrer a exemplo de outras 70 que já estão sob análise dos membros da Comissão.

A lista completa com os nomes e as datas dos depoimentos deve ser apresentada na próxima semana, quando a CPI apresentará um panorama dos resultados preliminares obtidos com as oitivas realizadas até agora e um cronograma dos próximos passos das investigação.

De acordo com Oscar, essa organização das informações já obtidas vai auxiliar no agendamento das próximas oitivas e na elaboração dos questionamentos a serem feitos aos futuros depoentes. O trabalho de compilação será realizado no decorrer desta semana, por conta disso foi desmarcada a reunião prevista para ocorrer amanhã, a partir das 14h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas