Mato Grosso é 7º colocado em acidentes

Data:

Compartilhar:

O estado de Mato Grosso ocupa a 7º colocação de acidentes de trabalho no Brasil. Conforme dados levantados pelo Ministério Público do Trabalho do Estado, entre os anos 2010 e 2012 ocorreram mais de quatro mil registros. Um dos episódios mais recentes ocorreu em junho de 2014, no no Bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá. Vacilda Fidel de Almeida, 37, operava uma máquina de fabricação de forros de PVC quando foi ‘sugada’ e pensada pelo equipamento que apresentava problemas. 

No Brasil, o número de vítimas em acidentes laborais soma mais de 700 mil trabalhadores. Segundo dados da Previdência Social, devido aos acidentes há registros de 13.724 amputações, 43.993 fraturas e mais onze mil mortes no país. Além disso, as fatalidades geram um gasto equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou seja, cerca de 71 bilhões de reais em despesas públicas, como indenizações e seguros da Previdência Social além do impacto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os setores da indústria e comércio são as atividades econômicas que mais registraram acidentes de trabalho. Um levantamento também revela que entre 2010 e 2012, os órgãos mais vulneráveis a acidentes são as mãos e os punhos, com 10% de incidência de ferimentos e 7 % de fraturas. Em terceiro lugar estão as dorsalgias – dor nas costas, com 5% de ocorrências.

Para reduzir esses índices, duas campanhas de conscientização serão realizadas ao longo desta semana. Uma, organizada pela a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e o Conselho Estadual do Trabalho (CETb/MT), será lançada às 8h30 desta terça-feira (28), no Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Denominada Campanha Estadual de Prevenção a Acidentes de Trabalho haverá uma palestra em que será feita a apresentação da Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho e divulgará dados nacionais e de Mato Grosso, entre outras atividades.

Já no decorrer de toda semana, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) realiza um programação especial no saguão do prédio da instituição. O evento é coordenado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 23) que é presidido pelo TRT de Mato Grosso e formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas. Sua finalidade é planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas a promoções de saúde dos trabalhadores, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas