Tratamento procurado com frequência pelas mulheres em clínicas de estética, a drenagem linfática tem entre seus principais benefícios melhorar o aspecto da pele com celulites em evidência. Que tal aprender a fazer essa automassagem em casa? Ingrid Peres, gerente da área científica da clínica de estética Onodera, ensina em passo a passo para nossas leitoras!
Segundo a especialista, o primeiro passo é escolher um ativo que seja deslizante, seja creme ou óleo para fazer a automassagem. “Dê preferência para um produto que tenha ativos vasodilatadores, como é o caso da Ginkgo Biloba, capaz de potencializar a ação da drenagem”, revela.
Separe um dia na semana para realizar a drenagem. Durante os movimentos, as mãos devem deslizar de forma superficial, porém firme, na pele. “Os movimentos (ensinados a seguir) devem ser sempre finalizados em partes específicas do corpo, que são a axila, a virilha e a parte de trás do joelho. Essas regiões é como se fossem ralos no corpo para onde devemos drenar líquidos retidos no corpo”, explica.
Segundo a especialista, também está entre os benefícios da drenagem a melhora da circulação e hidratação. “O tecido da celulite é renovado e há a melhora na hidratação da pele, pois a nutrição é aumentada nessa desobstrução com a drenagem. Além disso, é vantajoso para a circunferência, já que as pernas, por exemplo, desincham pela melhora da circulação no corpo”, detalha. Para finalizar, a especialista alerta que mulheres com câncer e em fase de tratamento da doença não devem fazer a autodrenagem por conta de os movimentos ensinados atingirem o sistema linfático.