A partir de maio de 2016, os maços de cigarro na França deverão ter todos os mesmo formato, tamanho e cor, sem nenhum logotipo. O nome das marcas aparecerão em letras pequenas na embalagem, mas todas terão a mesma fonte e tamanho.
A medida é contestada pela indústria do tabaco e pelos vendedores de cigarro franceses. Na França, os cigarros são vendidos apenas em tabacarias. Além delas, nenhum outro estabelecimento tem autorização de comercializar cigarros.
73 mil mortos por ano
Para a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, a aprovação do pacote de medidas é essencial na luta contra o tabagismo. Doenças relacionadas ao consumo do cigarro matam 73 mil pessoas por ano na França – uma média de 200 mortes por dia.
No plano da luta contra o tabagismo também está previsto o fim de publicidades para cigarros eletrônicos, além da proibição de fumar em lugares fechados na presença de menores de 18 anos. As tabacarias só poderão vender o produto a maiores de idade.
Direita pode dificultar aprovação do projeto
Para que as mudanças sejam definitivamente validadas, elas devem ser votadas na próxima semana pelo Senado francês. No entanto, a direita francesa, que tem maioria de senadores, é contra o projeto. O argumento é que ele pode aumentar as vendas no mercado paralelo e prejudicar os donos de tabacarias.
Em todo o mundo, apenas a Austrália adotou o pacote “neutro” de cigarros. Na Europa, além da França, outros países, como a Irlanda, também devem aprovar medidas similares.