GD
Os deputados estaduais decidiram ampliar o escopo e, nesta quarta-feira (4), decidiram instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar todas as obras de mobilidade urbana voltadas para a Copa do Mundo 2014. A leitura do requerimento, assinado pelas lideranças partidárias, foi feita durante sessão vespertina desta quarta-feira (4).
Conforme o regimento interno, a instalação dos trabalhos, com a definição do presidente, relator e demais membros da CPI, ocorre após a publicação no Diário Oficial. Como o requerimento aprovado foi assinado pelas lideranças, é provável que a Mesa Diretora defina a composição da comissão, respeitando a proporcionalidade das bancadas.
Ao menos 3 deputados, que apresentaram requerimentos individuais para a criação da CPI devem pleitear o ingresso na comissão. São eles Janaina Riva (PSD), Pedro Satélite (PSD) e Oscar Bezerra (PSB). A parlamentar, inclusive, chegou a sugerir que o grupo fosse formado apenas por deputados de primeiro mandato, com a justificativa de que eles não participaram dos primeiros embates.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Guilherme Maluf (PSDB), uma das primeiras medidas é a convocação de representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para dar explicações sobre os pagamentos feitos às empresas que executaram as obras. Durante sua visita ao Parlamento na tarde de terça-feira (3), o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que todas as liberações de verba por parte do governo foram acompanhadas pela instituição financeira. As informações são da repórter Laura Nabuco, do jornal A Gazeta.