Com o trio Messi-Neymar-Suárez mais uma vez letal, o Barcelona bateu o Villarreal por 3 a 1 fora de casa e avançou para a final da Copa do Rei pela 39ª vez em sua história. A quarta-feira ainda será marcante para o craque brasileiro, que ultrapassou o número de gols marcados por Romário no clube espanhol.
Neymar – duas vezes – e Luis Suárez, pelo Barcelona, e Jonathan do Santos, para o Villarreal, foram os autores dos gols no estádio El Madrigal. A classificação do Barcelona já estava bem encaminhada antes mesmo do jogo começar pelo placar de 3 a 1 a favor construído no jogo de ida, no Camp Nou. O adversário do Barcelona sairá do vencedor do duelo entre Espanyol e Athletic Bilbao, que está sendo transmitido na ESPN.
O Barcelona precisou de apenas três minutos para abrir o placar, mais uma vez com tabela entre Messi e Neymar. O argentino avançou do lado direito do ataque para o meio e achou o companheiro dentro da área. Neymar foi mais rápido que o goleiro Sergio Asenjo e tocou de pé esquerdo para marcar.
Messi e Neymar estão cada vez mais entrosados. E quem agradece é o Barcelona. Dos pés do argentino já saíram 11 assistências para Neymar nesta temporada, enquanto o brasileiro já foi ‘solidário’ com o colega de ataque em seis oportunidades.
O Villarreal conseguiu empatar ainda na primeira etapa, aos 39 minutos. E o vilão ‘criado’ pelo próprio Barcelona. Jonathan do Santos, revelado pelo Barcelona, aproveitou cruzamento de Uche e chutou dento da pequena área para igualar o placar.
A classificação ficou ainda mais próxima aos 28 minutos do segundo tempo, quando o Barcelona já tinha um a mais em campo após a expulsão de Pina. Mascherano deu longo passe para Suárez, que cortou o goleiro adversário e só empurrou para as redes.
Já no fim do jogo, Xavi achou Neymar dentro da área, e o brasileiro cabeceou para sela a classificação. 3 a 1 e final assegurada.
O clube espanhol, no entanto, pode lamentar a lesão sofrida por Busquets. O volante sofreu uma pisada no tornozelo direito, saiu de campo na maca e será examinado nesta quinta-feira para saber a gravidade do problema.
Com o primeiro gol desta quarta-feira, o 40° com a camisa do Barcelona, Neymar, que já havia superado Maradona recentemente, passou dessa vez Romário, que mandou a bola para a rede 39 vezes em sua passagem pela equipe espanhola.
Agora, Neymar segue sua briga para escrever ainda mais seu nome na história azul-grená. E terá um longo caminho pela frente. Para ficar entre os 30 maiores artilheiros da história do Barcelona, ele precisa igualar os 77 gols de Quini. Para chegar ao top 10, precisa chegar nos 123 gols de Mariano Martín. Para ser o melhor brasileiro, precisa dos 130 gols de Rivaldo. Messi, o maior artilheiro da história do Barcelona, já tem 392.
Mesmo com jogadores como Suárez e Mascherano pendurados em cartões amarelos, o Barcelona foi a campo com a força praticamente máxima. Na reserva, destaque para o brasileiro Daniel Alves, que não vive uma ‘novela’ com o clube espanhol por conta de sua renovação de contrato.
O Barcelona é o maior campeão da Copa do Rei com 26 títulos, o último deles conquistado na temporada 2011/12, em cima do Athletic Bilbao. Já o Villarreal nunca conseguiu chegar a uma final do torneio. O vencedor da competição obtém classificação para disputar a Liga Europa e a Supercopa da Espanha, com o campeão do Espanhol.
O próximo compromisso do Barcelona será contra o Rayo Vallecano, no domingo, dentro de casa, pelo Campeonato Espanhol. A equipe ainda está em boas condições de avançar também para as quartas de final da Champions League, já que venceu a partida de ida contra o Manchester City por 2 a 1, na Inglaterra.
O Villarreal terá pela frente o Celta de Vigo, também no domingo e pelo Campeonato Espanhol. O clube ainda poderá conquistar o titulo da Liga Europa, torneio no qual avançou para as quartas de final e medirá forças com o Sevilla.