Vanderlei Luxemburgo, claro, não gostou da primeira derrota na temporada, por 1 a 0, diante do Botafogo no Maracanã. Mas o técnico procurou minimizar o revés e, ao mesmo tempo, procurou cobrar o time para balançar a rede. Apesar de amplo domínio na maior parte do tempo, o Flamengo foi derrotado ao sofrer um gol no segundo tempo, em chute de Tomas e ampla colaboração do goleiro Paulo Victor.
“O Flamengo jogou uma boa partida. Erramos por termos insistido na bola alçada na área para o Alecsandro, quando tinha de ter mais bola trabalhada. Eles tinham zagueiros altos. Quando jogamos no chão envolvemos a equipe deles. Faltou criatividade e trabalhar a bola. Pode ter contundência, mas a bola tem de entrar. Não entrou, a deles entrou. Não tem do que reclamar”, disse o técnico.
Luxemburgo aproveitou para escalar três volantes no clássico, congestionando o meio de campo. Jonas estreou no time titular e foi elogiado pelo técnico, que também fez questão de criticar, ainda que de maneira recatada, a postura do árbitro Péricles Bassols na marcação de faltas.
“Jonas é um bom jogador, tem muita qualidade no passe, dá um pouco mais de liberdade para o Canteros e para o Márcio Araújo. A torcida viu que o time está no caminho certo. O Botafogo teve proposta de jogo e teve um pouco a conivência do árbitro. Se você não dá o cartão amarelo, a marcação vem sempre muito forte”, afirmou Vanderlei Luxemburgo.
O elenco do Flamengo se reapresenta nesta segunda à tarde, no Ninho do Urubu. Na quarta, o time volta a campo para a despedida de Léo Moura, diante do Nacional-URU, no Maracanã.