GD
Responsável pela execução da Arena Pantanal, a construtora Mendes Júnior afirma que ainda precisa receber uma quantia de mais de R$ 70 milhões pela obra. O valor não teria sido pago pela gestão Silval Barbosa (PMDB). A quantia, no entanto, será averiguada pela auditoria do governo do Estado, conforme afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira. O repasse envolveria tanto recursos próprios do governo estadual quanto da União.
Às vésperas do inicio do campeonato mato-grossense de futebol , o principal palco do esporte em Mato Grosso está fechado para obras de reparos emergenciais. Problemas de projeto em toda em toda a estrutura do estádio vieram à tona com o intenso período chuvoso na Capital. Na época da Copa do Mundo de 2014, período de seca na região, os defeitos não foram identificados.
Conforme o secretário, as anomalias atingem, por exemplo, o subsolo, onde a falta de drenagem coloca em risco o sistema de reaproveitamento da água da chuva. Nas quatro torres da Arena, o sitema está inutilizado, por motivo de segurança. Além disso, fiações elétrias ficam expostas por causa de buracos no teto, na parte interna do estádio. A área leste da Arena Pantanal é a mais afetada.
Goteiras, vazamentos e alagamentos na subestação de energia também estão entre os problemas. E o gramado especial encontra-se em grande parte danificado pelo sol forte. Na área externa, o clima de abandono fica latente quando se olha para as árvores de grande porte plantadas: muitas delas não possuem mais copa.
Apesar dos problemas, o secretário acredita que será possível realizar o campeonato na Arena. As obras de reparo visam possibilitar a entrade de grande número de pessoas. Após os jogos, o estádio será novamente fechado e a contrutora deve retormar as obras para finalizar a construção e entregá-la ao governo, que ainda estuda a possibilidade de concessão pública.
“Não se pode falar em concessão sem que a obra esteja 100% pronta. Temos que terminar primeiro”, disse Oliveira. A Mendes Júnior deve apresentar um novo cronograma, depois do campeonato, com a previsão do término da obra.