A expectativa é que o governador eleito Pedro Taques (PDT) cumpra o prazo do dia 10 de dezembro, anunciado logo após o segundo turno das eleições, para revelar os nomes de todo staff que vai compor o 1º escalão do Palácio Paiaguás a partir de janeiro de 2015. Das 12 pastas previstas, cinco secretários já foram anunciados: Seneri Paludo, no Desenvolvimento Econômico; Marcelo Duarte no Transporte e Obras Públicas; Júlio Modesto, na Gestão (hoje Administração); Marcos Marrafon, no Planejamento e Finanças, além de Jean Campos, na Comunicação, que deixa de ser secretaria para superintendência.
Segundo o coordenador-geral de transição de Governo, prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (PDT), as reuniões com os responsáveis pelas pastas estão ocorrendo ainda com mais frequência. “Confesso que, da minha parte, há muita curiosidade. Acredito que no máximo até sexta, dia 12, teremos esses nomes”, aponta.
Pivetta revela que uma das principais dificuldades registradas na consolidação da equipe está em encontrar profissionais qualificados e técnicos, que se disponham à prestação de serviços públicos. “Só sei que é preciso se doar e ser um pouco sonhador já que a atuação no serviço público é quase um sacrifício. Por isso, bons executivos, muitas vezes, preferem a iniciativa privada”, lamenta.
Em meio às especulações, coordenadores de transição de Governo não estão descartados especialmente porque, desde outubro, estão se interando sobre a realidade de cada secretaria, órgãos, empresas e autarquias da administração estadual. “A decisão final está a cargo de Taques. É ele quem tem mandato e por isso direito, dever e legitimidade para tomar as decisões”, finaliza Pivetta.
- Coordenadores da Equipe de Transição:
- Otaviano Pivetta – Coordenador-geral
- Gustavo Oliveira – Fazenda
- Reinhad Ramminger – Planejamento e Finanças
- Eduardo Moura – Desenvolvimento Econômico
- Carlos Ribeiro – Justiça, Direitos Humanose Segurança Pública
- José Rodrigues – Esporte, Lazer, Trabalho e Assistência Social
- Carlos Fávaro – Transporte e Obras Públicas
- Marcos Bertúlio – Saúde
- Luiza Trovo – Ciência e Tecnologia
- Ana Flávia Aquino – Meio Ambiente
- Eduardo Chiletto – Cidades e Desenvolvimento Regional
- Paulo Eduardo dos Santos – Educação