Neymar vem fazendo um belo início de temporada no Barcelona. A fase goleadora do ex-santista é tão boa, que ele ocupa a artilharia do time catalão em 2014/15, deixando para trás o astro Lionel Messi.
Muito tem se falado na imprensa europeia sobre a dupla “Neymessi”. O entrosamento entre o argentino e o brasileiro é cada vez maior. Mas o destaque fica mesmo por conta da pontaria afinada de Neymar para balançar as redes. Nesta temporada, já são 12 gols em 14 jogos.
Superando os números de Messi
Desde a temporada 2008/09, Messi foi sempre o jogador com mais gols no Barcelona. Agora, numa fase em que o camisa 10 tem se destacado mais pelas assistências, Neymar surge como uma grande ameaça no topo da artilharia Blaugrana.
Com o gol marcado neste sábado, na vitória por 2 a 1 diante do Almeria, Neymar chegou aos 12 na temporada, sendo 10 no Campeonato Espanhol e dois na Liga dos Campeões. Messi, ao todo, soma 11.
Os números ficam ainda mais favoráveis ao craque brasileiro quando se fala na média de gols. Messi já atuou em 15 partidas na temporada, todas elas como titular, e possui uma média de 0,73 gols por jogo. Neymar esteve em 14, tendo começado três delas no banco de reservas. Sua média é de 0,86 gols por partida.
Comparando o desempenho dos dois em relação aos minutos somados em campo, a diferença é ainda maior. Messi jogou 1326 minutos e Neymar esteve em campo durante 962. Ou seja, o brasileiro marca um gol a cada 65 minutos, enquanto Messi precisa mais que o dobro de tempo: 141.
A verdade, no entanto, é que um contribui para o sucesso outro. Prova disto, é que dos 12 gols de Neymar, cinco foram após assistências feitas por Messi.
Superando seu próprio desempenho
A ascensão do camisa do 11 do Barça em relação à temporada passada é facilmente comprovada em números. Em seu primeiro Campeonato Espanhol com a camisa dos catalães, Neymar disputou 26 jogos e marcou nove gols. Nesta sua segunda participação na competição, já balançou as redes 10 vezes em 10 partidas.