Silval promete 7 km de VLT até dezembro

Data:

Compartilhar:

GD


Foto/Chico Valdiner/Secom/MT

Até o final de sua gestão, em dezembro, o governador Silval Barbosa (PMDB) pretende entregar 7 km da linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A afirmação foi feita nesta terça-feira (7), durante o primeiro teste do modal, que chegou a rodar por alguns metros, em Várzea Grande. Ele acredita que até o final de 2015 seja possível iniciar a operação do metrô de superfície.

O trecho destacado por Silval vai do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, ponto de partida do modal, até a primeira parada após a entrada em Cuiabá, logo após a Ponte Júlio Müller, na região do Porto. A entrega, contudo, não significa o início das operações, uma vez que ainda deverá ser realizado um teste de 90 dias.

Barbosa participou, juntamente com a imprensa, dos testes, nesta terça. Uma das composições percorreu um trajeto 1,4 km, do Centro de Manutenção passando pelo Viaduto Aeroporto, Estação Aeroporto, se estendendo pela avenida João Ponce de Arruda, até a esquina com a rua Coronel Gonçalo de Figueiredo. A energização da rede aérea de tração do VLT só foi possível após energização da subestação energética do VLT.

De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, com a movimentação do trem, mesmo em curta distância, é possível checar o funcionamento os sistemas elétricos, abertura e fechamento das portas, acendimento das luzes internas e faróis, mecânicos como aceleração e frenagem e pneumáticos do trem.

Rede – A rede aérea de tração do VLT, onde os veículos são abastecidos por energia elétrica, é de 750 Volts. Desde a primeira circulação, na sexta-feira passada (03.10), a rede passará a ser energizada constantemente. Por isso, a recomendação para o público em geral é que sejam tomadas todas as precauções habituais envolvendo energia.

A rede aérea do VLT passa a uma altura mínima de 5,50 metros entre o fio de contato e o solo, ao longo de todo o trajeto do VLT. Apesar disso, a altura permitida para circulação de veículos automotores sob a rede aérea de energia do VLT é de 4,50 metros. Placas de sinalização foram implantadas em pontos estratégicos na avenida onde ela já está instalada para orientar a população, principalmente os motoristas.

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande recomenda que os procedimentos de segurança sejam rigorosamente cumpridos para evitar incidentes. A instalação do VLT é uma realidade, e vai contribuir com o progresso das duas maiores cidades de Mato Grosso conduzindo para uma mudança, não só na rede pública de transporte, mas também no comportamento e nos hábitos das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas