GD
O avanço na educação é sem dúvida nenhuma uma das principais maneiras de se desenvolver uma sociedade. Em Mato Grosso o aumento da disponibilidade dos cursos de Pós Graduação vem sendo bastante positivo para quem deseja ampliar seu grau de aprendizagem. Nos últimos quatro anos o setor já registrou um aumento de quase 60%, em cursos de graduação avançada. No estado a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), oferecem juntas cerca de 70 cursos de pós-graduação, a estimativa é de esse numero dobre nos próximos quatro anos.
Esse avanço notório no progresso da educação é uma realidade bastante recente, o primeiro curso de pós-graduação promovido aqui no estado aconteceu no final da década de 80. O curso de Pós Graduação em Educação- Doutorado, foi o primeiro curso disponibilizado pela UFMT, o segundo só foi aberto cinco anos mais tarde em 1993. Em meados de 2008 a procura por essa qualificação ganhou força, diante do aumento agressivo da demanda as instituições se viram praticamente obrigadas a buscar estruturas para atender esse público.
Para a Coordenadora de Ensino de Pós Graduação da UFMT, Ludmila Brandão, avalia esse avanço como pontos estratégicos da população como uma forma de se preparar para expansão que o mercado de trabalho vem sofrendo. “A formação continuada já se tornou uma exigência para que o indivíduo se coloque e se mantenha no mercado, atualmente a pós-graduação é vista como se fosse uma graduação antigamente. Quem passa pela graduação nota que precisava cada vez mais se atualizar e buscar expandir o grau de aprendizado”.
Os cursos dessa categoria se dividem em duas vertentes, Mestrados e Doutorado. Segundo dados os avanços nos investimentos da educação continuada, vem sendo aplicados de forma progressiva. Aqui no estado a construção de novas universidades federais que já estão em andamento, deve aumentar consideravelmente esse numero. Sete novos cursos que já estão em processo de análise, devem ser abertos até o ano que vem, isso só nos campi que já estão em funcionamento.
Só na UFMT em Cuiabá, a instituição que mais oferece a capacitação são 38 para mestrado e 13 para os de Doutorados. Os acadêmicos podem contar ainda com as especializações de lato Sensu, no entanto essa qualificação não é considerada uma pós-graduação e sim um curso complementar à sua graduação. “Especialização como o nome já diz é apenas um respaldo disponibilizado ao acadêmico após a conclusão de sua graduação, um aprofundamento do seu curso, esse tipo de estudo vem sendo são oferecidos por universidades particulares como pós-graduação em Lato Sensu”.
A Unemat de Cuiabá, possui atualmente 19 cursos de pós-graduação, sendo 10 mestrados e 9 de doutorados. Segundo a instituição a evolução desses estudos se deve tanto a auto na procura, quanto pelos recentes investimentos na educação, vem gerando grandes avanços no setor. Outro ponto positivo desse avanço é a expansão da educação por todo o estado. Somente pela Unemat 50% dos cursos de pós, são oferecidos por campus do interior do estado. Pela UFMT são apenas 8, no entanto a instituição acredita que esse numero possa mudar consideravelmente nos próximos anos.