Ricardo Gareca não pretendia deixar o Palmeiras
Chegou ao fim a passagem de Ricardo Gareca pelo Palmeiras. Em reunião realizada nesta segunda-feira, a diretoria de futebol alviverde decidiu encerrar o ciclo do argentino no Palestra Itália. A situação do treinador ficou insustentável após a derrota de 1 a 0 para o Inter, no Pacaembu, no último sábado, a sétima da equipe sob o seu comando neste Brasileiro.
Gareca deixa o Palmeiras na 16ª posição, com 17 pontos, na briga contra mais um rebaixamento – o Criciúma, que abre a luta contra a degola, conta com a mesma pontuação, mas fica atrás no saldo de gols.
Ao todo, o técnico, que desembarcou no Palmeiras após excelente trabalho em seu país com o Vélez Sarsfield, dirigiu o time em 13 jogos, com quatro vitórias, um empate e oito derrotas nas três competições em que esteve no banco de reservas (Brasileiro, Copa do Brasil e Copa EuroAmericana). Ele havia firmado contrato até 30 de junho de 2015.
O substituto de Gilson Kleina teve de convencer a sua família e recusar uma proposta do Racing-ARG para acertar com a cúpula palmeirense. Considerado barato para os padrões brasileiros, ele veio com um salário de cerca de R$ 150 mil mensais e trazendo dois profissionais de sua confiança para a comissão técnica, o auxiliar Sergio Santín e o preparador físico Néstor Bonillo, que também se despedem do clube.
Com a dispensa de Gareca, o Palmeiras terá de administrar a ‘mini-república’ argentina montada pelo comandante. Mouche, Allione, Cristaldo e Tobio foram todos indicados por ele e prosseguem na Academia do Futebol.
Em 13 partidas com o técnico de 56 anos, foram 13 escalações diferentes.
O presidente Paulo Nobre, que ainda resistia a abrir mão do treinador na temporada do centenário do clube, teve de ceder e acabou convencido por aliados, que pressionaram após a derrota para o Inter em casa. Pela primeira vez desde a sua chegada, ele perdeu a calma em entrevista coletiva neste fim de semana. Além disso, o pentacampeão mundial Lúcio criticou publicamente a postura tática do time.
[links titulo=”ESPN FC”]
[link titulo=”Palmeiras tinha todos os motivos pra demitir Gareca. E tomou a decisão errada” url=”http://espnfc.espn.uol.com.br/palmeiras/porco-varrido/quando-o-certo-e-o-errado”]
[/links]
Mais uma vez no mercado atrás de um novo nome para o seu banco de reservas, o Palmeiras mira Dorival Júnior, hoje desempregado.
A diretoria alviverde se manifestou através de nota oficial.
“O argentino Ricardo Gareca não é mais técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras. Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (01), na Academia de Futebol, o clube decidiu pela saída do treinador. Gareca estava no comando da equipe palestrina desde o fim do mês de junho e, em 13 jogos, obteve quatro vitórias, um empate e oito derrotas.
Com o comandante, deixam o clube o preparador físico Néstor Bonillo e o auxiliar técnico Sergio Santín. Em seu lugar, interinamente, assume Alberto Valentim, que já dirigiu o time em sete jogos nesta temporada – são quatro triunfos, um empate e dois reveses.
A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece os serviços prestados pelo técnico e deseja sorte na sequência de sua carreira.”