DEPOIS DA COPA TCE adia divulgação de relatório do VLT

Data:

Compartilhar:

GD


A Copa do Mundo de Futebol, que tem Cuiabá como uma das 12 cidades-sede fez o Tribunal de Contas do Estado (TCE) adiar a divulgação do próximo relatório que apontará o estágio das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) no Tribunal, conselheiro substituto, João Batista de Camargo Júnior, chegou a dizer, em coletiva no dia 10 deste mês, que o relatório seria divulgado no dia 16. Porém, isso não ocorreu e optou-se por aguardar o término do Mundial.

A expectativa é que o assunto volte à pauta após o dia 13 de julho, data de encerramento da Copa no Brasil. O Tribunal de Contas achou prudente esperar para divulgar o relatório, até porque o VLT já foi descartado pelo governo do Estado como obra prioritária para receber o Mundial.

Pelo contrato, a obra do VLT orçada em R$ 1,4 bilhão e que engloba 22 quilômetros em 2 eixos sendo Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro, deveria ser entregue em março deste ano e pelo projeto inicial deveria estar em funcionamento até a Copa do Mundo. Diante dos constantes atrasos, a A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) anunciou passou a tratar como prioritário para ficar pronto antes do Mundial somente o trecho do aeroporto em Várzea Grande até a região do Porto em Cuiabá. Mas isso também não aconteceu.

Ainda no mê de março quando o prazo venceu e nenhum trecho ficou pronto, a Secopa informou que seria firmado um termo aditivo de contrato com o Consórcio VLT estendendo o prazo para conclusão da obra. A data-limite de entrega foi estendida para dezembro deste ano.

Vale ressaltar que o contrato celebrado entre o governo de Mato Grosso e o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande foi na modalidade de Regime Diferenciado de Contrato (RDC), que dispensa os trâmites burocráticos de uma licitação convencional, para economizar justamente no tempo. Até o momento, a Secopa não fala em aditivo no preço.

Os trilhos já começaram a ser instalados nos primeiros metros da Avenida João Ponce de Arruda que vai do aeroporto Marechal Rondon até a Trincheira do Zero Quilômetro. O trecho seguinte que compreende a Avenida da FEB as obras ainda estão no começo, onde os trabalhos ainda estão na fase de fundação e escavação. A situação é a mesma no trecho inicial da Prainha até a Praça Ipiranga onde teve início os trabalhos de escavações e foram suspensos nesse período da Copa. Agora, durante o Mundial, o único local que tem operários trabalhando é o trecho Aeroporto-Zero Quilômetro que já recebe os trilhos.

Em Cuiabá, os trilhos também vão passar pelas avenidas 15 de Novembro, Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, locais onde ainda não começaram as escavações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas