Sesp-MT |
Uma parceria do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) com a polícia boliviana resultou na recuperação de 32 veículos roubados em Mato Grosso e levados para o país vizinho. Com o trabalho em conjunto, 4 carros foram repatriados apenas este ano.
Desde o ano passado, as polícias passaram a combater de forma mais ativa este tipo de crime, uma vez que os carros servem como moeda de troca para compra de entorpecentes, armas e munições no país vizinho.O país que faz fronteira com Mato Grosso, é um dos destinos mais preferido dos bandidos para carros e motocicletas roubados ou furtados no Estado.
De acordo com o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Wankley Rodrigues, só no ano passado o Gefron recuperou em terras bolivianas, 32 veículos roubados em Mato Grosso. Neste ano, já foram quatro. “À medida que é feito toda a parte administrativa do veículo na Bolívia, ele é devolvido para o proprietário no Brasil. Todo esse tramite é acompanhado pelo Gefron”.
O número de veículos recuperados na Bolívia aumentou depois do acordo firmado entre as policiais brasileiras e bolivianas. “Não está mais tão fácil para o criminoso realizar esse tipo de roubo achando que nada pode acontecer. Hoje temos um trabalho bastante integrado com a polícia boliviana e teremos com certeza a diminuição desse tipo de crime”.