O presidente da Aprosoja em Mato Grosso, Carlos Favaro comemorou a decisão da Anvisa que autorizou a realização de Audiência Pública para debater o Benzodiflupir, produto do Laboratório Syngenta que é a nova droga no combate a ferrugem asiática que causa prejuízos de 1 milhão de toneladas de grão na colheita da soja a cada ano.
Favaro foi informado pelo secretário nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller e lembrou que vários laboratórios estão procurando novos produtos para combater a praga que no caso de Mato Grosso é uma das mais fortes no plantio e colheita da soja. “Todo avanço é bem vindo e ficamos satisfeitos com o empenho e determinação da equipe do Ministério da Agricultura em conjunto com os laboratórios para se combater essa situação de anormalidade”, frisou Carlos Favaro.
Ele enalteceu o desempenho de Neri Geller que é de Mato Grosso na busca de soluções, pois a ferrugem asiática sendo um fungo sofre mutações que levam a resistência de drogas já utilizadas, o que exige novos remédios como o anunciado. “Os avanços tecnológicos são essenciais, pois nos últimos dois anos as perdas da produtividade da safra agrícola são inúmeros e com essa nova droga vamos endurecer na busca de soluções”, assinalou Carlos Favaro que espera a audiência pública e a liberação definitiva da nova droga o quanto antes.