Governo volta atrás e mantém obrigatoriedade de ABS e air bag para todos os carros em 2014

Data:

Compartilhar:

Sindicato pedia adiamento da lei que impedirá a venda de automóveis sem os itens

Uma semana após cogitar seu adiamento, o Governo anunciou que manterá a obrigatoriedade de ABS air bag para todos os carros novos vendidos no Brasil a partir de 2014. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC havia pedido ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que a lei fosse postergada, alegando que a legislação poderia provocar demissões e o aumento do preço nos carros populares.

Aprovadas em 2009, as resoluções 311 e 312 do Contran obrigaram todas as montadoras que operam no País a equipar, gradualmente, todos os seus carros com air bag duplo e ABS. Este seria o último ano em que carros comoFiat Uno Mille e Volkswagen Kombi (que não dispõe dos equipamentos) poderiam ser vendidos no Brasil.

Tapetão da Kombi
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (que reúne empregados de diversos fabricantes, incluindo Volkswagen Ford) alegava que o término da produção desses carros provocaria a demissão de até 4.000 funcionários da VW, além da subida de preço dos modelos populares, o que poderia provocar uma queda nas vendas. O Sindicato ainda discute uma possível exceção à Volkswagen Kombi que permitiria ao modelo seguir em produção no ano que vem

Fabricada há 56 anos, a van é o único modelo que sairá de linha por causa da legislação que não deixará sucessores. Outros três carros deixarão de ser produzidos (MilleVW Gol G4 e Ford Ka), mas o trio será resposto com a chegada de novos modelos.

Volkswagen substituirá o Gol G4 com o up!, enquanto o Ka dará lugar a um sucessor homônimo mais moderno e globalizado. O último a ser substituído será o Mille, que será temporariamente substituído pelo Palio Fire. O sucessor do carro mais popular da Fiat no Brasil chega em 2015 e atende provisoriamente pelo código 344.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas