O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamente, garante que não há ordens para que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) participe do protesto nesta tarde em Cuiabá. Bustamante, que não está presente no local da manifestação, garante que os integrantes do Bope estão todos no quartel, mas não serão acionados, uma vez que segundo ele, a ordem do governador Silval Barbosa (PMDB) é para que não haja repressão violenta contra os manifestantes.
“Não tem nenhum homem do Bope no local, estão todos no quartel”, informou o secretário, por telefone. “A orientação do governador é para acompanhar a manifestação de forma pacífica, assim, como ocorreu ontem”, disse Bustamente.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o policiamento preventivo e acompanhamento é feito apenas por homens da Polícia Militar, sob comando de oficiais do Comando Regional I. O número de PMs que estão nas ruas, segundo a Sesp, não será divulgado por questões de segurança
A Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), que é a tropa de choque capacitada para agir em situação de conflito na área urbana também não está nas ruas, segundo a Sesp. Os homens da Rotam só são acionados em caso de confusão, ou seja, depois que já houve situação de conflito que os policiais que fazem a prevenção não conseguem conter. Por este motivo, eles ficam no quartel, mas em sinal de alerta, prontos para dar apoio e se deslocar até o ponto da confusão.