Cientistas britânicos criaram um sensor que pode ser implantado no corpo para detectar quando uma pessoa fica doente. A tecnologia fornece uma nova forma de monitorar a saúde de uma pessoa ao detectar alterações em movimentos, hábitos, dieta, peso, humor e ritmo cardíaco.
O novo “assistente de saúde digital” pode usar os dados para detectar se uma pessoa está doente e envia automaticamente um alerta para o médico ou familiar.
Segundo os cientistas, ele pode identificar se o usuário está tomando a medicação correta e reconhecer os sintomas de um acidente vascular cerebral, monitorando movimentos não usuais do corpo ou expressões faciais.
A ferramenta pode ser instalada em uma variedade de locais, incluindo a casa, roupas ou joias, ou mesmo implantada no organismo.
O sistema SPHERE, Plataforma Sensor de Saúde em Ambiente Residencial, projetado por uma colaboração entre pesquisadores da Universidade de Bristol, Southampton e Reading, no Reino Unido, pode fornecer cuidados automáticos 24 horas por dia.
“SPHERE vai tentar enfrentar os desafios do mundo real através do desenvolvimento de uma tecnologia prática para monitorar a saúde das pessoas no ambiente doméstico, visando problemas de saúde como obesidade, depressão, acidente vascular cerebral quedas, doenças cardiovasculares e musculoesqueléticas”, afirma o pesquisador Ian Craddock.
O novo implante SPHERE também pode monitorar a frequência cardíaca de um paciente e enviar um alerta de emergência se ele se torna subitamente doente.
A equipe espera que, uma vez que os sistemas forem desenvolvidos de forma suficiente, eles sejam testados em todo o Reino Unido.