Após audiência com Dnit, Silval consegue liberar edital de obras para a BR-158

Data:

Compartilhar:

A previsão é que o edital seja lançado até junho de 2013; anteprojeto está pronto

Josi Pettengill/Secom-MT

Clique para ampliar 

Silval Barbosa: governador participou de audiência com ministro e diretor do Dnit

Midianews

O governador Silval Barbosa conseguiu a liberação do edital para a pavimentação da BR-158, que deverá ser lançado até junho de 2013. Este foi o principal resultado da audiência de quarta-feira (20) do governador com o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, em Brasília. 

Fraxe informou que já existe um anteprojeto para a obra de pavimentação para a BR-158, que vai de Barra do Garças até a divisa com o Pará, e garantiu o prazo. 

O edital para a pavimentação da BR-242, que em Mato Grosso liga São Félix do Araguaia ao município de Sorriso, será lançado em abril e o Dnit aguarda apenas a liberação da licença ambiental para a obra.

O ministro Passos disse que irá avançar no desenvolvimento dos anteprojetos, para que a licitação seja feita por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). 

“Recebemos hoje o cronograma Completo do ministro Passos e do Dnit e a certeza de que os prazos serão cumpridos. Saímos com a firmeza de que no segundo semestre deste ano nós teremos obras”, disse Silval Barbosa. 

Para o deputado federal Wellington Fagundes, a pavimentação da BR-158 é fundamental para trazer o desenvolvimento e gerar empregos na região, porque irá facilitar o acesso ao porto de Itaqui no Maranhão.

“Essa estrada será muito importante para Mato Grosso e também para o Brasil, será uma grande artéria para levar e trazer o desenvolvimento”, completou. 

Durante a reunião, também foi discutida a questão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, a Fico. Segundo o ministro, as discussões estão avançando com a perspectiva de que a licitação seja feita no segundo semestre deste ano. A fico terá quase 1.000 km de extensão ligando o município de Uruaçu (GO) até Lucas do Rio Verde. 

Também participaram da reunião os deputados federais Carlos Bezerra, Eliene Lima e Valtenir Pereira, o senador Blairo Maggi, o deputado estadual Baiano Filho e 17 prefeitos da região do Araguaia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas