Entre os inúmeros benefícios do exercício está o de prevenir a impotência masculina. Segundo especialistas, um homem de meia idade que queima ao menos 200 calorias diariamente através da prática da atividade física reduz bastante o aparecimento da impotência.
Durante nove anos, pesquisadores da Boston University School of Medicine e seus colegas, acompanharam cerca de 600 homens que inicialmente não sofriam impotência.
Foram analisados estilos de vida considerados causadores do mal, como fumo, álcool, obesidade e sedentarismo. Ao final do estudo os cientistas concluíram que os homens que se exercitavam regularmente tinham um baixo risco de sofrer impotência.
A atividade física reduz a impotência da mesma forma que os ataques cardíacos, pois ajuda a manter as artérias limpas, promovendo um reduzido fluxo de sangue no órgão sexual.
A impotência, inclusive, pode representar o último alerta de doença arterial, já que o pênis é mais sensível em relação ao coração, a uma diminuição do fluxo sanguíneo.