Antes de cair na estrada, veja dez dicas de manutenção básica para viajar tranquilo

Data:

Compartilhar:

Divulgação/Chevrolet

Foto AnteriorPróxima Foto 
Fim de ano é sempre agitado nas estradas brasileiras. Milhões de pessoas viajam pelas rodovias do País, mas nem todos se preocupam com a manutenção básica ...
Foto 1 de 12

 

Divulgação/VW

Foto AnteriorPróxima Foto 

1) Verifique e troque, se necessário, os limpadores dos vidros (palhetas)

— Poucas pessoas trocam as palhetas dos limpadores dos vidros e a maioria só per...

Foto 2 de 12

 

1) Verifique e troque, se necessário, os limpadores dos vidros (palhetas)

— Poucas pessoas trocam as palhetas dos limpadores dos vidros e a maioria só percebe a importância delas quando surge uma tempestade na estrada. Parece besteira, mas é um item importantíssimo, porque chove muito nessa época do ano. São detalhes que os motoristas, em geral, não notam porque rodam pouco com seus carros (circulam basicamente nas redondezas de casa, para ir ao trabalho), alerta Ricardo Bock

 
  •  

Fim de ano é sempre agitado nas estradas brasileiras. Milhões de pessoas viajam pelas rodovias do País, mas nem todos se preocupam com a manutenção básica dos veículos, que consiste em verificar (e trocar, se necessário) componentes simples, como os limpadores dos vidros, o estepe e as pastilhas de freios. No geral, são itens de baixo custo e fácil substituição

 

 

 

 

Divulgação/Good Year
Foto AnteriorPróxima Foto 
3) Atenção ao TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus

— É aquela porção de borracha que denuncia que o pneu está gasto. O número normalme...
Foto 4 de 12

 

3) Atenção ao TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem dos pneus

— É aquela porção de borracha que denuncia que o pneu está gasto. O número normalmente é indicado na lateral do pneu. No momento em que a linha transversal aparecer, é o sinal de que o pneu perdeu sua capacidade de drenagem de água. E o carro pode aquaplanar. Os pneus são os únicos elementos de ligação do veículo com a estrada. Por isso, é vital a verificação, aponta o professor-engenheiro da FEI

Diogo de Oliveira

Foto AnteriorPróxima Foto 
4) Verifique as pastilhas dos freios

— É um item de baixo custo determinante em uma situação de emergência, quando é necessário frear bruscamente o veícul...
Foto 5 de 12

 

4) Verifique as pastilhas dos freios

— É um item de baixo custo determinante em uma situação de emergência, quando é necessário frear bruscamente o veículo

Divulgação/Fiat

Foto AnteriorPróxima Foto 
5) Verifique o nível do fluido de freio, especialmente nos veículos mais antigos

— Os óleos e fluidos de hoje não duram mais de três anos. Portanto, não é...
Foto 6 de 12

 

5) Verifique o nível do fluido de freio, especialmente nos veículos mais antigos

— Os óleos e fluidos de hoje não duram mais de três anos. Portanto, não é uma questão de segurança imediata, mas é algo que requer sempre atenção, atenta Bock

Reprodução/Facebook

Foto AnteriorPróxima Foto 
6) Verifique o alinhamento das rodas

— Numa frenagem em alta velocidade, as rodas desalinhadas podem provocar um desvio inesperado de trajetória, sem que ...
Foto 7 de 12

 

6) Verifique o alinhamento das rodas

— Numa frenagem em alta velocidade, as rodas desalinhadas podem provocar um desvio inesperado de trajetória, sem que o motorista consiga prever, o que pode causar acidentes graves e até capotamentos, aponta o engenheiro Ricardo Bock

Diogo de Oliveira/R7

Foto AnteriorPróxima Foto 
7) Verifique o circuito de arrefecimento do motor

— É fundamental conferir o nível da água do radiador e o funcionamento da ventoinha. Às vezes ficamos pa...
Foto 8 de 12

 

7) Verifique o circuito de arrefecimento do motor

— É fundamental conferir o nível da água do radiador e o funcionamento da ventoinha. Às vezes ficamos parados na estrada, em engarrafamentos, e o motor pode aquecer, causando problemas sérios e, em alguns casos, danos mais severos

DICA IMPORTANTE
— O carro requerer constante reposição de água é indício de vazamento. Nesses casos, verifique as mangueiras. Basta um buraquinho com diâmetro de alfinete para vazar água ou vapor. A quantidade é tão pequena, que no dia-a-dia não notamos o problema, pois os frentistas de postos de abastecimento completam o reservatório com água. Só que em uma viagem de 500 km, o motorista descobre que o carro está perdendo água em excesso. Aí a situação complica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas