Ronaldinho afirma que não esqueceu o jogo em Porto Alegre, e garantiu que aquelas vaias serviram de motivação para a vitória do Galo. “Agora é que entra esse ingrediente, lembrar de tudo o que aconteceu (no Olímpico) e por isso nós vamos com tudo para conquistar essa vitória. Sabemos que precisamos muito do apoio do torcedor porque é um dos jogos mais difíceis do campeonato. Mas agora tudo serve como motivação. Precisamos muito do torcedor”, declarou.
Atuando em Minas Gerais, os atleticanos levam ampla vantagem no histórico dos confrontos. Em 22 jogos, são 12 triunfos alvinegros, contra seis gremistas. Porém, o equilíbrio quando o assunto é o retrospecto geral é visível entre os adversários deste domingo. Foram 41 partidas, com 15 vitórias do Galo e 14 do Grêmio, com mais 12 empates.
Para enfrentar o Grêmio, o técnico Cuca terá três desfalques importantes. Os laterais Marcos Rocha e Júnior César e o zagueiro Rafael Marques receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora do confronto ante os gaúchos. Léo Silva volta a defesa do Galo e Serginho e Richarlyson são os favoritos para ficarem com as vagas nas laterais.
O Grêmio se preparou com extremo cuidado para a partida deste domingo, tanto no aspecto físico como no técnico e no psicológico. Logo após o empate em 1 a 1 com o Flamengo, o elenco rumou para um retiro em Atibaia, onde passou os últimos dias concentrado. A semana inteira apenas para trabalho, sem confronto na quarta ou quinta-feira, foi muito comemorada e aproveitada.
Tão logo se encerrou o jogo com o Fla, o técnico Vanderlei Luxemburgo tratou de tirar a pressão dos ombros de seus atletas. “Se não ganharmos o jogo com o Galo, a competição não acabará para nós. Ainda tem muita coisa para acontecer. Depois de domingo ainda vão faltar 12 rodadas. Lá embaixo o pessoal está reagindo. O Fluminense perdeu para o Atlético-GO, último colocado. Agora, cada jogo é decisão para todo mundo. Vamos jogar com o Atlético-MG buscando o resultado como em qualquer jogo que tivemos até agora fora de casa. Tem muito confronto ainda pela frente”, ponderou o treinador.
Além poder se preparar melhor, o retiro em Atibaia teve como objetivo isolar o elenco do ambiente político agitado que vive o clube, que escolherá seu novo presidente em breve. Além de trabalhos táticos e muito descanso, os atletas puderam realizar treinos físicos, raridade para uma equipe que, desde o início de julho, não teve descanso algum, jogando sempre às quartas e domingos.
Luxemburgo contará com força máxima para a partida contra o Atlético-MG. O único titular que não atuou contra o Flamengo, o volante Fernando, está de volta à equipe. Mesmo convocado para a integrar a seleção brasileira no Superclássico das Américas, na última quarta, contra a Argentina, o centromédio entrará descansado em campo, já que ficou no banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 23 de setembro de 2012 (domingo)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
ATLÉTICO-MG: Victor; Serginho, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho e Ronaldinho; Bernard e Guilherme (Leonardo)
Técnico: Cuca
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo