Em penúltimo lugar, com 20 pontos em 25 rodadas, o Verdão estreia Gilson Kleina em substituição a Luiz Felipe Scolari, que deixou a equipe dois meses após ser campeão da Copa do Brasil. A crise claramente afeta os jogadores, tanto que o treinador tem como principal missão controlar os nervos de seus atletas. Para conter a ansiedade, o elenco passou a semana concentrado em Itu, a 90km de São Paulo.
Do outro lado, a crise teve proporções ainda maiores. Nesta semana, o presidente Nestor Lodetti renunciou ao cargo, deixando-o para Odorico Durieux, e o zagueiro Fred, o lateral Guilherme Santos e o meia Ronny foram afastados por “falta de comprometimento”. Ao menos, foram reintegrados o lateral Marquinhos e o atacante Willian Pottker, mas seguem fora do time, por lesão, o meia Fernandes, o goleiro Ricardo e os atacantes Héber e Loco Abreu.
Administrando esses problemas, o técnico Márcio Goiano conta com a experiência e a dinâmica dos atletas no meio-campo para garantir três pontos em casa. “Nossa postura será um pouco diferente porque o Claudinei e o Túlio têm uma postura agressiva”, prometeu, feliz pelo empenho dos atletas, mas ressaltando a necessidade de calma para alcançar a vitória.
“A equipe vem lutando para sair dessa zona de rebaixamento. Os jogadores têm que fazer o melhor, se dedicar, Nos últimos jogos no Scarpelli, o grupo tem mostrado força. Acima de tudo, é necessário ter tranquilidade, O mais importante é entrar, fazer o jogo e buscar mais uma vitória sabendo das dificuldades que vamos encontrar diante do Palmeiras”, afirmou o técnico.
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
FIGUEIRENSE: Wilson; Elsinho, Edson, João Paulo e Helder; Jackson, Túlio, Claudinei e Botti; Aloisio e Caio
PALMEIRAS: Bruno; Correa, Mauricio Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia; Maikon Leite e Barcos
FIGUEIRENSE X PALMEIRAS
Data: 22 de setembro de 2012, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Wagner de Almeia Santos (RJ)
Assistentes adicionais: Jean Pierre Gonçalves Lima e Francisco Santos Silva Neto (ambos do RS)
Técnico: Márcio Goiano
Técnico: Gilson Kleina
Fernando Dantas/Gazeta Press
Djalma Vassão/Gazeta Press
Para o confronto, o técnico não poderá contar com Artur e Obina, suspensos por acúmulo de amarelos, Luan, que cumpre gancho por ter sido expulso na derrota para o Corinthians no domingo, João Vitor, Wesley e Fernandinho, machucados. As novidades no time são o retorno de Thiago Heleno, recuperado de lesão no pé direito, e as entrada de Márcio Araújo, repassando Correa para a lateral direita, e Maikon Leite no ataque ao lado de Barcos.
Arte GE.Net
FICHA TÉCNICA