A Força Nacional do SUS (FN-SUS) vai fazer parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, anunciado pela presidente Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira (8), em Brasília. Ao todo, mil profissionais de saúde serão formados para atuação em situação de desastres e emergências em saúde até 2013. Será disponibilizada estrutura para a montagem de até três hospitais de campanha e disposição de 300 kits de medicamentos para uso em caso de calamidade. Cada kit terá capacidade para atender 1,5 mil pessoas por mês.
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, explica a importância da presença da pasta ao afirmar que a presença da Força Nacional do SUS neste plano garantirá maior eficácia na atuação do setor saúde na resposta a desastres naturais. O treinamento de profissionais de saúde é fundamental para esse trabalho. " Teremos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde – em vários estados do país – capacitados para atuar em situações de desastres e emergências" , informou.
O Plano Nacional vai receber cerca de R$ 18,8 bilhões em investimentos. A iniciativa tem o objetivo de monitorar as áreas de risco e a estruturação do sistema de prevenção, monitoramento e alerta e resposta a desastres naturais.