Tite mostrou-se mais irritado que o normal após o empate sem gols entre Emelec e Corinthians, em Guaiaquil, nesta quarta-feira. O técnico do Timão, que já estava insatisfeito por ter sido impedido de comandar um treino de reconhecimento do Estádio George Capwell na véspera do jogo, classificou como vergonhosa a arbitragem do colombiano José Hernando Buitrago e aproveitou as adversidades para já motivar seus comandados para a semana que vem.
"Quero falar para o torcedor: que ele fique atento só a nos incentivar, que não carregue os episódios daqui. Queremos fazer um grande jogo, conquistar uma grande vitória. Independentemente de não termos treinado aqui ou de arbitragem. Não adianta ter spray de pimenta ou a p… que pariu para revidar. Queremos ganhar dentro do campo", discursou o comandante alvinegro, em uma entrevista coletiva cheia de palavrões que só conseguiu conceder após se acalmar nos vestiários. A assessoria de imprensa do clube brasileiro chegou a divulgar que ele só atenderia a imprensa no hotel da delegação, dispensando as formalidades determinadas pela Conmebol, o que não se confirmou.
Tite acusou a diretoria do Emelec de mentir sobre a proibição de atividade com bola no gramado na véspera da partida. "O diretor que falou comigo colocava: 'não somos nós, é o técnico(Marcelo Fleitas) que não quer'. Disse a ele que acima de um técnico existe um clube. Eu vim ver se o gramado estava em condições, e estava seco. Diga 'não quero que vocês treinem', mas seja claro. Já somos crescidinhos. Ninguém aqui é babaca, ninguém é bobalhão", contou.
Sobre a arbitragem, ele não poupou palavras e endossou as reclamações dos jogadores e até do presidente Mário Gobbi, outro que mostrou-se bastante alterado ao conversar com jornalistas. "Só quero deixar registrado: eu me senti envergonhado. Enquanto profissional, me senti envergonhado com a arbitragem. P… que pariu! Qualquer um veria…".
O jogo de volta será no Pacaembu, quarta-feira que vem. Um novo empate por 0 a 0 levará a decisão para os pênaltis, enquanto uma igualdade com gols beneficiará o Emelec. Quem se classificar vai enfrentar Vasco ou Lanús nas quartas de final – em casa, os cariocas abriram 2 a 1 de vantagem.
"Concentração ao máximo. Vamos enfrentar uma série de adversidades. Os atletas e o técnico do Corinthians têm que se preocupar em jogar, vencer o Emelec. Essa indignação tem que ser transformada em trabalho", completou Tite.