Corinthians aposta em ‘estrelas alternativas’ para driblar falta de ídolo e faturar com marketing

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Tite 700Sergio Barzaghi/06.01.2012/Gazeta Press

Tite virou estrela de nova campanha do marketing corintiano. Ação com outro treinador (Mano Menezes) já falhou


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A chegada de Adriano era a esperança de o Corinthians ter uma grande estrela no time para impulsionar a venda de produtos licenciados pelo clube, que cresceram na ‘Era Ronaldo’. Com a série de problemas envolvendo o Imperador, o marketing sobre o jogador não vingou e o clube apostou em ‘estrelas alternativas’ para manter o portfólio de camisetas. Mesmo assim teve queda nas receitas.

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A chegada de Ronaldo ao clube, em 2009, e a sua aposentadoria, em 2011, deram fôlego ao marketing do Timão, que apostou nos licenciamentos da marca Corinthians. O faturamento ficou na casa dos R$ 11 milhões até outubro do último ano, segundo balanço divulgado pelo clube. Cerca de R$ 9 milhões abaixo do arrecadado no ano anterior com licenciamento e franquias.

Para recuperar a queda no faturamento após a aposentadoria de Ronaldo, o Corinthians aposta em peças com outro perfil.

A mais recente estrela do marketing corintiano para elevar o faturamento em 2012 é o técnico Tite. O comandante, que renovou contrato com o clube e teve uma valorização salarial após o título do Campeonato Brasileiro, será estrela da nova campanha do departamento.

A famosa frase do treinador, “Fala muito, Fala muito”, dita aos berros ao comandante do rival Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, no ano passado, e que virou hit, estampará uma nova coleção de camisetas que será vendidas nas lojas de material esportivo.

O departamento retoma uma aposta que não deu muito certo em outra época. Os materiais produzidos em homenagem ao técnico Mano Menezes não empolgaram e venderam pouco.

Outra estrela alternativa do Corinthians é o lutador do UFC, Anderson Silva, contratado pelo clube. Em uma das camisetas produzidas pelo marketing corintiano, a famosa frase da torcida “Jogai por nós” foi adaptada ao octógono e virou “Lutai por nós”.

A torcida virou outro foco do Timão para seguir ‘bombando’ na venda de artigos ligados ao clube. Aproveitando a conquista do brasileirão, o departamento comandado  por Luis Paulo Rosemberg lançou a linha “Nosso maior troféu: Fiel”, apontando a massa corintiana como o maior patrimônio do time.

Lançar camisetas comemorativas não é uma novidade no futebol, mas o Corinthians não perde uma chance.

Desde o sucesso de vendas da camiseta “Nunca vou te abandonar”, que vestiu centenas de corintianos após a queda para a Série B do Brasileirão, o marketing do clube tenta aproveitar toda oportunidade para apresentar algo novo.

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