Os sete gols em dois jogos de Fred não contribuíram apenas para assegurar a vaga do Fluminense na Copa Libertadores 2012. O ótimo momento do atacante garantiu ao clube um feito inédito e pode levá-lo a quebrar marcas.
Com 20 gols no Brasileirão, o centroavante está a apenas um gol de Washington, artilheiro pelo Tricolor no Nacional de 2008 e jogador que mais vezes marcou em uma edição da competição.
Se fizer ao menos um tento nas duas rodadas finais, Fred igualará o Coração Valente e se colocará mais próximo de bater outra marca: a de Magno Alves, maior goleador do Fluminense em Brasileiros.
O Magnata, que no Nacional de 2000 anotou 20 gols, fez, nos cinco anos em que defendeu o Tricolor, 43 gols na competição. Fred, em três temporadas, já tem 37 pelo Brasileirão.
Chegar em Magno Alves em 2011 é difícil, mas, com contrato até 2015, o camisa 9 tem oportunidade de assumir a liderança do clube na próxima temporada.
De qualquer forma, Fred foi decisivo nas últimas rodadas ao permitir que o Fluminense conquiste a vaga na Libertadores. Com isso, o time disputará pelo segundo ano seguido o torneio continental, algo que nunca ocorreu na história da agremiação das Laranjeiras.
Vice-campeão da competição em 2008, o Flu só disputou a Libertadores em 1971, 1985, 2008 e 2011. Nesta temporada, foi eliminado nas oitavas de final, pelo Libertad (PAR).
Neste domingo (27), às 17h, no Engenhão, o Fluminense, terceiro colocado com 62 pontos, encara o Vasco, vice-líder com 64. O Corinthians, que lidera com 67 pontos, encara o Figueirense, em Florianópolis, no mesmo dia e horário.